You are here:  / Top CP / TOP CP – 10 MELHORES FILMES EM ANIMAÇÃO JAPONESA

TOP CP – 10 MELHORES FILMES EM ANIMAÇÃO JAPONESA

Além do cinema, uma das minhas outras paixões é a animação japonesa. Primeiramente, foi a saudosa Rede Manchete e seus inúmeros animês que me inseriram neste mundo pop, mas a Bandeirantes, com Dragon Ball Z foi o ápice da minha paixão por este segmento tão rico e maravilhoso! Portanto, nada mais justo que homenagear a cultura Oriental com este TOP CP sobre os melhores filmes de animação japonesa.

– Memories (1983, de Katsuhiro Otomo)

São três histórias, com três artistas diferentes. A primeira, intitulada “Magnetic Rose” é de Koji Morimoto, sobre dois viajantes do tempo. A próxima, “Stink Bomb”, de Tensai Okamura onde a experiência de um cientista químico dá errado e Tóquio pode ser destruída e a última do próprio Otomo é “Cannon Fodder”, que mostra a vida de uma cidade que tem como único propósito disparar canhões em inimigos desconhecidos. A crítica social, como sempre é evidente.

– Gen – Pés Descalços (1983, de Mori Masaki)

Baseado no belo mangá de Keiji Nakazawa, o filme conta a história do garoto Gen na época em que as bombas atômicas explodiram em Hiroshima e Nagasaki, todo o desespero da população, as inúmeras perdas, mas além disso, mostra a esperança que nunca deixou de existir no coração de Gen.

– Akira (1988, de Katsuhiro Otomo)

Um expoente do gênero da ficção científica e mesmo hoje, mais de duas décadas após seu lançamento continua atual. Uma obra prima maravilhosamente detalhada e um embate poderoso sobre a psique humana.

– Meu Vizinho Totoro (1988, de Hayao Miyazaki)

Lotado de ternura e de uma doçura e delicadeza impressionantes, é um daqueles filmes que ultrapassam barreiras e não envelhecem nunca. Mei e o próprio Totoro são personagens cativantes numa obra não menos que perfeita.

– Túmulo dos Vagalumes (1988, de Isao Takahata)

Passado durante a época da Guerra, o diretor molda na visão de dois órfãos um dos roteiros mais tristes e, ao mesmo tempo sublimes que o gênero já presenciou. Difícil é conter as lágrimas após os créditos subirem.

– Ghost in the Shell (1995, de Mamoru Oshii)

Espionagem industrial e terror tecnológico, num mundo onde as máquinas evoluíram a ponto de ameaçar a raça humana. Foi uma das grandes inspirações para Matrix.

– A Princesa Mononoke (1997, de Hayao Miyazaki)

Muita mitologia, aventura e o fator de conscientização para salvar a natureza muito grande é o que encontramos aqui. A animação é sublime e conta com a assinatura do mestre Miyiazaki.

– A Viagem de Chihiro (2001, de Hayao Miyazaki)

Fantasia e aventura se misturam em mais uma obra prima de Miyazaki, sem contar que há momentos extremamente sombrios no roteiro. O minimalismo nas cores e criações dos cenários são de encher os olhos. Levou o Oscar de Melhor Animação em 2003.

– Metropolis (2001, de Rintaro)

Baseado no mangá do mestre Osamu Tezuka, Metropolis mostra a criação de um novo mundo e o terror com o fim dos tempos. O interessante é que cabe direitinho no mundo em que vivemos.

– Paprika (2006, de Satoshi Kon)

Um mundo de sonhos e delírios é apresentado ao espectador. Com uma trilha sonora pouco usual – assim como o visual do filme –, Paprika quebra qualquer tipo de barreira narrativa dos anos 90 e 2000.

Obs.: Agradeço aos queridíssimos @ebermuda, @iamsalete, @bebelaraposo e @igormjsilva que deram suas opiniões para este post! Apenas FullMetal Alchemist, comentado pelo Igor ficou de fora da lista!

Comente via Facebook

Comentários

5 COMMENTS

  • Que lindo. Me citou!

  • Poxa cara, nunca ouvi falar em nenhum deles, mas pretendo dar uma olhada.

    Conheço alguns que são animes/séries, vou deixar recomendado.

    Macross Zero
    Clannad(Esse é anime/novela, tem uns 50 epis divididos em 2 temporadas)
    Angel Beats (Anime)
    Spice and Wolf (Ookami to koushinryou)

  • Excelente post. Particularmente gosto muito das animações do Miyazaki. Acho que faltou o castelo animado na lista.

  • Interessante. Eu particularmente gosto de alguns outros filmes do Isao do que do Miyazaki.

  • Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 10/11 às 17h .

    Abraços cordiais.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca