You are here:  / Críticas / Destaque / Trailers / EX MACHINA

EX MACHINA

‘Ex-Machina’ já é considerado uma das grandes ficções científicas dos últimos anos e não é para menos. O diretor Alex Garland trás uma discussão já conhecida na sétima arte, mas trata o espectador com total inteligência, criando uma ambientação perfeita (cenários e fotografia dignos de indicações ao Oscar) e dividindo, acertadamente, seu projeto por partes.

O personagem Nathan, vivido pelo ótimo Oscar Isaac (‘O Ano Mais Violento’), não tem os trejeitos clássicos dos cientistas e isso o aproxima do espectador, já Alicia Vikander (‘Anna Karenina’) tem atuação e expressividade monstruosas na pele de Ava.

Diálogos intensos sobre amizade, conhecimento pessoal, confiança e interação entre homem e máquina são cuidadosamente inseridos no roteiro, além da singeleza em determinadas cenas, como por exemplo, naquela em que a humanoide se veste como uma mulher (nesse momento, o rosto de Caleb diz tudo o que está sentindo e pensando).

Ao ganhar um concurso na empresa onde trabalha, Caleb tem a oportunidade de passar uma semana na casa do cientista Nathan. Chegando lá, conhece Ava, a última e mais brilhante criação do cientista, que se apresenta como uma criatura tão sedutora e inteligente que deixa a mente do jovem sem saber ao certo, em quem confiar.

‘Pessoas podem desligar pessoas? Então porque desligar uma inteligência artificial?’. É nesta frase que Garland apoia seu roteiro e cria uma reviravolta de deixar qualquer um boquiaberto. Lembra, em certos momentos ‘Ela’ de Spike Jonze, sem a doçura e com uma certa acidez e até o desfecho, o espectador fica se perguntando quem é real e quem é máquina. Pequena obra prima de 2015.

Título Original: Ex Machina
Ano de Lançamento: 2015 (Reino Unido)
Dir: Alex Garland
Elenco: Domhnall Gleeson, Alicia Vikander, Oscar Isaac, Sonoya Mizuno, Symara A. Templeman, Elina Alminas

ORÇAMENTO: 15 Milhões de Dólares
NOTA: 8,0

Por Éder de Oliveira

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca