You are here:  / Críticas / Destaque / Trailers / Central do Brasil: uma obra prima nacional
central do brasil

Central do Brasil: uma obra prima nacional

Central do Brasil é uma obra icônica não apenas por ter participado do Oscar, mas porque continua atual, mesmo 24 anos após seu lançamento. Ali, temos um Brasil pouco glamoroso, que se afasta das perfeitas locações encontradas nas novelas das oito e se choca com o que a maioria da população está acostumado. Aliás, se antes essa pobreza e descaso haviam diminuído, voltamos a vê-las nos últimos anos.

Com esta revisita, entendi ainda mais as camadas de Dora, interpretada com garra pela genial Fernanda Montenegro. Ou seja, ela é tão falha quanto qualquer um de nós. Luta por uma migalha num ambiente onde sua profissão (professora) tende a ser diminuída ou esquecida e ganha uns trocados escrevendo cartas na estação que dá nome ao filme.

E é irônico pensar que a palavra ‘estação’ tem a ver com um ponto de descanso ou de sossego. Mas, no Rio de Janeiro, isso está longe disso! Muitos transeuntes se aglomeram, garotos de rua verificam cada vacilo dos demais e outras pessoas querem um alento às suas dores. Um deles é Josué, que sonha em encontrar o pai, mas se vê sozinho logo depois que a mãe morre, atropelada por um ônibus.

Contudo, há outras camadas importantes. Pois aqui, Jesus, o pai do garoto, é um carpinteiro (assim como José, na Bíblia) e as questões que ficam são:

  • Será que Jesus voltará?
  • Haverá um encontro qualquer dia desses?
  • Ele abandonou seus filhos?

Não há respostas definitivas… apenas a fé!

Mais sobre Central do Brasil

Dentre tantas cenas potentes em Central do Brasil, podemos citar, primeiramente, a que remete à obra Pietà, de Michelangelo. Mas no filme, é a “mãe” quem está no colo do “filho”. Além disso, há um instante onde Dora se despe de suas barreiras e parece querer abrigo nos braços de um caminhoneiro que conheceu ao longo do trajeto. O desfecho deste trecho é de cortar o coração.

Enfim, os dez minutos finais podem até ser um pouco frios e, mesmo assim, pontuam a coragem deste roteiro.

Um das obras primas do cinema nacional! Se ainda não conferiu, está esperando o que?

Obs.: o time de coadjuvantes, com Marília Pêra, Othon Bastos, Caio Junqueira e outros, só deixam Central do Brasil ainda mais inesquecíveis!

Sinopse de Central do Brasil

Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

Onde assistir Central do Brasil?

Onde assistir Central do Brasil? O filme está disponível no catálogo do Telecine, Globoplay e AppleTV.

Título Original: Central do Brasil
Ano Lançamento: 1998 (Brasil)
Dir: Walter Salles
Elenco: Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra, Othon Bastos, Matheus Nachetergaele

ORÇAMENTO: R$ 2,2 milhões de reais
NOTA: 10

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas