You are here:  / Críticas / Destaque / Trailers / YOUTH

YOUTH

‘Juventude’, novo filme de Paolo Sorrentino, começa com uma imagem totalmente contraditória, pois vemos o título do filme e, ao fundo, uma sauna com diversos idosos. Esse contraponto que percorre todos os cem minutos é o grande barato. Sorrentino nos mostra, sobre os olhos de seus dois protagonistas, representados com louvor por Michael Caine e Harvey Keitel, que decepções, paixões, crises e momentos geniais, estão presentes em qualquer idade.

Mick é um diretor de cinema em busca de inspiração para finalizar seu próximo trabalho e o mais interessante é notar a crítica que o roteiro faz a própria indústria do entretenimento, já que há uma pressão tremenda em cima destes profissionais, para que estejam sempre no auge da forma e se esquecem do mais importante: eles ainda são seres humanos e não robôs.

‘Juventude’ fala, além de tudo isso, sobre escolhas e elas são apresentadas ao público com bastante cautela e naturalidade – temos o maestro que decidiu não mais reger orquestras, sua filha tentando escolher um novo rumo após a separação, um astro do futebol pagando pelos anos de excessos e o ator pesquisando sobre seu próximo papel.

Fred e Mick são dois amigos que estão na terceira idade e aproveitam férias num hotel. Juntos, passam a relembrar as paixões antigas e a forma com que aproveitaram a juventude. Fred está sem a mínima vontade de trabalhar com música e Mick prepara o roteiro de seu último grande filme, mas tudo pode mudar no decorrer deste período.

Há bons diálogos e enquadramentos lindíssimos – o spa onde se passa a trama tem paisagens inacreditáveis –, pode faltar um pouco de clímax, mas nada disso destrói o grande trabalho de Sorrentino, Caine e Keitel, aliás, o personagem deste último tem um desfecho tão corajoso e simbólico que emociona. Pequeno grande filme pouco comentado por aqui, mas que vale a pena ser visto.

Título Original: Youth
Ano Lançamento: 2015 (França/Itália/Reino Unido/Suíça)
Dir: Paolo Sorrentino
Elenco: Michael Caine, Harvey Keitel, Rachel Weisz, Paul Dano, Jane Fonda, Mark Kozelek, Robert Seethaler, Alex Macqueen, Luna Zimic Mijovic

ORÇAMENTO: 13 Milhões de Euros
NOTA: 7,0

Por Éder de Oliveira

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca