You are here:  / Críticas / Destaque / Trailers / WHIPLASH – EM BUSCA DA PERFEIÇÃO

WHIPLASH – EM BUSCA DA PERFEIÇÃO

Antes do longa metragem em questão, o diretor Damien Chazelle, já havia flertado com roteiros que colocavam a música como plano de fundo para a trama, primeiramente com ‘Guy and the Madeline on a Park Beach’ e depois com o curta metragem de 18 minutos, que deu origem a ‘Whiplash – Em Busca da Perfeição’.

Dentre todos os oito indicados ao Oscar de Melhor Filme, este projeto é o mais intenso e que me deixou verdadeiramente emocionado. Chazelle roteiriza algo próximo a vida real, onde algumas escolhas no presente refletirão positiva e também negativamente no futuro do protagonista, sem maniqueísmos grosseiros.

Todos os instrumentos e principalmente a bateria, são utilizados como personagens vivos, como extensões físicas daqueles que os tocam. Além disso, tenta verbalizar com o espectador a respeito da decadência do jazz e do quanto é essencial um aprendizado acima dos padrões – sobrepondo, por vezes, os valores morais – para criarmos novos ícones como Miles Davis ou Louis Armstrong.

Andrew tem o sonho de ser o melhor baterista de sua geração e logo depois de conseguir entrar para o conservatório Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos, terá que ganhar a confiança do impestuoso professor Terence Fletcher. Por conta desta convivência, o sonhor transforma-se em pura obsessão.

Andrew, o protagonista desta história, assim como Rocky Balboa, extrapola os limites para conseguir chegar à perfeição de algo essencial para sua vida. Não só Chazelle encontrou a perfeição e o equilíbrio necessário, como também os maravilhosos Miles Teller (foi escalado para ser Reed Richards no próximo ‘Quarteto Fantástico) e J. K. Simmons, que será uma heresia se não faturar o Oscar de Ator Coadjuvante. Desde já, uma obra prima necessária e que trabalha muitíssimo bem com todos os clichês que aparecem pelo caminho.

Título Original: Whiplash
Ano de Lançamento: 2014 (Estados Unidos)
Dir: Damien Chazelle
Elenco: Miles Teller, J.K. Simmons, Melissa Benoist, Paul Reiser, Austin Stowell, Jayson Blair, Damon Gupton, Kavita Patil, April Grace

ORÇAMENTO: 3,3 Milhões de Dólares
NOTA: 10,0

Indicações ao Oscar: Filme, Ator Coadjuvante (J. K. Simmons), Roteiro Adaptado, Montagem, Mixagem de Som

Por Éder de Oliveira

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca