You are here:  / Põe na Mesa / Twilight Struggle, o board game sobre a Guerra Fria

Twilight Struggle, o board game sobre a Guerra Fria

Temática: Guerra Fria
Mecânica: Gestão de mão, controle de área, rolagem de dados
Modalidade: Competitivo
Jogadores: 2
Ano: 2005
Idade: +13
Tempo de jogo: 180 minutos
Dependência de idioma: Necessária tradução completa
Arte: 4/5
Sorte: 3/5
Complexidade: 4/5
Rejogabilidade: 4/5

Desenvolvido por Ananda Gupta e Jason Matthews, Twilight Struggle colocará os jogadores em lados opostos da Guerra Fria: um deles controlando os Estados Unidos e o outro a União Soviética. O board game possui um mapa mundi da época como tabuleiro, onde os jogadores deverão se beneficiar dos eventos históricos presentes nas cartas, eventos estes ocorridos de 1945 a 1989, além de precisarem contar também um pouco com a sorte, por meio da rolagem de dados. A combinação desses fatores fará com que um dos lados possua mais influência nos países, proporcionando aos jogadores os pontos de vitórias necessários para a supremacia no mundo. Porém, tudo pode ser perdido caso o inevitável aconteça: a tão temida guerra nuclear.

São varias as formas de vencer (ou perder) o jogo. Um delas é por pontos de vitória, que funcionam como um cabo de guerra. O jogador que obtiver 20 pontos em algum momento da partida, dividida em três principais fases – início, meio e fim da guerra – vence o jogo. Ou então, caso o jogo termine, vence quem finalizar a partida com mais pontos, ainda que não atinja os 20 necessários. Outra forma de vencer é dominando a Europa. A jogatina, porém, pode terminar bem antes disso, caso um dos adversários causem inadvertidamente a tão temida guerra nuclear. Para

Twilight Struggle

Caixa de Twilight Struggle

que tudo isso aconteça, cada jogador recebe oito cartas, todas elas com um certo ponto de influências e um evento. Cada carta possui uma cor. As azuis se referem a eventos positivos aos EUA; as vermelhas, a eventos pró-soviéticos; já as bicolores são neutras. Este, porém, não seria um jogo sobre a Guerra Fria se não houvesse a tão famosa corrida espacial. Sua superpotência estaria preparada para mandar um homem para a Lua?

Twilight Struggle no Brasil

Distribuído no Brasil atualmente pela Devir, Twilight Struggle é um dos jogos com temática histórica mais impressionantes que já tive contato. Dá pra perceber durante as longas horas de jogatina o quanto os criadores do game se debruçaram em pesquisas para que este não fosse apenas um jogo onde a estratégia estivesse presente em doses nucleares, como também uma experiência quase didática dos eventos ocorridos durante a Guerra Fria. Mas, por favor, não confunda didatismo com aquelas aulas chatas de história no seu ensino médio. Afinal de contas, este boardgame permite que os jogadores não apenas vivam o período, como também reescrevam a história.

Num primeiro momento, Twilight Struggle pode assustar jogadores menos experientes devido a sua complexidade estratégica, porém, depois desse contato inicial, será inevitável que os fãs de board games mais pesados se apaixonem por este ótimo jogo. Não é a toa que ele está há um bom tempo no top 5 do ranking da Ludopedia. Vale super a pena!

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Board Games