You are here:  / HQ/Livros / HQ/Livros | Turma da Mônica – Lições

HQ/Livros | Turma da Mônica – Lições

Lançando pelo selo Graphic MSP, Turma da Mônica – Lições é a continuação de ‘Turma da Mônica Laços’, que foi um baita sucesso em 2013 e conquistou o coração de muitos leitores, inclusive o meu!

A infância é uma das etapas mais essenciais da vida, uma época onde a imaginação não tem limites e a inocência nos permite enxergar o mundo de uma forma mágica. A verdade é que todos nós sentimos isso nessa fase, justamente por as coisas serem assim, tão simples. Só que aos poucos nós vamos crescendo, envelhecendo, mas também amadurecendo, aprendendo com as experiências que passamos, ou melhor dizendo, com as “lições” que vamos aprendendo.

Essa história conta uma aventura totalmente diferente da anterior. Basicamente Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão esqueceram de fazer a lição de casa e com medo de levarem uma bronca da professora durante a aula, eles se reúnem para fugir sem que ninguém perceba. Mas isso acaba não dando certo e para cada erro uma consequência, certo?!
Os pais da turma são chamados na escola para conversarem sobre o que as crianças estão fazendo juntas -lembrando o que aprontaram durante todos esses anos, inclusive a jornada em busca do Floquinho, presente na HQ anterior. Com isso uma questão é colocada: se deixa-los andarem juntos, poderão ser prejudiciais ou uma má influência uns para os outros? A decisão é tomada e a turminha será separada.

Turma da Mônica - Lições

Mais como eles conseguiram enfrentar isso? Até porque, agora eles estão sozinhos, cada um seguindo seu caminho e se virando como podem. Mas o grande lance aqui, é que além deles se afastarem, terão que enfrentar grandes nêmesis: Mônica será enviada para uma nova escola, onde terá que se adaptar para arrumar novos amigos, Cascão será obrigado a fazer aulas de natação, Magali estará em uma aula de etiqueta para aprender bons modos, e supostamente, se comportar como uma dama e Cebolinha terá que se virar para se defender dos valentões que Mônica ajudar a manter longe, além de iniciar um tratamento para concertar a sua fala. Um momento difícil na vida de qualquer um. Mas será que a amizade entre eles será mais forte, e se eles arrumarem novos amigos e tudo acabar por aí? São essas as “Lições” que esse maravilhoso quadrinhos vai tentar lhe ensinar.

Turma da Mônica – Lições, foi lançado em 2015 pela editora Panini Comics através do selo Graphic MSP, que pra quem não sabe é uma série de graphics novels representando os clássicos personagens criados por Maurício de Sousa, com um toque pessoal de cada artista Brasileiro.

Esta é a oitava história lançada. A HQ foi escrita e desenhada pelos irmãos Vitor e Luciana Cafaggi, conhecidos pela série ‘Valente’, que também é fantástica por sinal. Eu já me tornei um fã absoluto desses dois, portanto, busquem mais sobre eles, vai por mim, vai valer a pena conhecer mais a fundo o trabalho deles.

Por mais que ‘Laços’ tenha me deixando encantado, foi em ‘Lições’ que me apaixonei por Turma da Mônica dos irmãos Cafaggi. Eles conseguem passar a mensagem da história de uma forma tão sutil e delicada, que é realmente emocionante de se ler, mas isso é muito doido porque, na verdade, essa é uma leitura que causa todo tipo de reação no leitor, ou seja, felicidade, surpresa, tristeza, saudade, riso.. nostalgia.

Acho também que Turma da Mônica – Lições me ganhou por eu ter me identificado mais com essa história do que com as outras. Todo mundo já passou por uma situação parecida e isso é muito bom, porque a narrativa conversa com cada uma de nós. Senti que cada personagem era parte de mim mesmo e consegui me ver naquelas situações. Se adaptar e sair de sua zona de conforto nunca é fácil, mas as vezes, é necessário dar um passo à frente para a vida continuar – ou você se adapta normalmente ou é força a se adaptar, uma hora ou outra isso vai acontecer. Mas quem sabe isso não traga coisas boas, enfrentar o medo de deixar os velhos costumes para trás e mudar sua vida é o que impede de seguir em frente.

Turma da Mônica - Lições

Pra quem é fã da Turma da Mônica, a leitura é cheia de easter eggs e surpresas, o que traz mais um atrativo para os leitores mais velhos, sem falar nas sutis referências ao cinema e cultura pop no geral, que é um elemento muito presente nas HQs de Vitor Cafaggi. Sobre a arte, não tem como não elogiar. Os traços são delicados, dando a ideia de pureza e magia no decorrer da leitura. Luciana Cafaggi dá um toque único às cenas.

Enfim se você é um daqueles que pensa que turma da Mônica é coisa de criança, por favor, tenha uma mente mais aberta. Essas história aqui é para qualquer um, qualquer um mesmo e ela funciona de todos os jeitos, por isso é tão boa.

Faça um favor a si mesmo e leia essa obra de arte da cultura brasileira.

Por Adriano de Morais

Confira outras HQs/Livros comentados no Cinema e Pipoca!

Comente via Facebook

Comentários

1 COMMENT

  • Não se parece muito com a Mônica.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca