You are here:  / Críticas / Premiações / Trailers / Três Anúncios para um Crime, o favorito ao Oscar 2018

Três Anúncios para um Crime, o favorito ao Oscar 2018

Três Anúncios para um Crime é um dos filmes mais necessários do Oscar 2018. Primeiramente por ter um elenco extraordinário, que vem vencendo todos os prêmios como BAFTA, Globo de Ouro e SAG e também por seu discurso, provando que violência gera mais violência e ponto final. Num mundo onde os excessos prevalecem, sejam eles pela discriminação racial, de gênero ou pela falta de condições sociais e educacionais, Martin McDonagh dá uma aula de cinema e de civilidade.

Não há vilões ou mocinhos por aqui e mesmo Mildred Hayes, interpretada com veracidade pela ótima Frances McDormand, demonstra suas falhas de conduta neste processo. Mas é ela quem pega a mão do espectador e o faz conhecer cada canto daquela cidadezinha e toda a hipocrisia contida ali. Woody Harrelson é o chefe da polícia e uma das pessoas mais sensatas naquele meio – mesmo que, inicialmente, isso não fique evidente – e Sam Rockwell é um policial racista e estúpido que, num mundo justo, passaria longe de uma instituição como esta.

Há um humor situacional corrosivo que lembra, em determinadas sequências, os Irmãos Coen. Mas McDonagh tem um feeling tão apurado para esta transição entre diálogos cômicos e dramáticos, que esta comparação tende a desaparecer. Aliás, falando em diálogos, quase me levantei e aplaudi a lição de moral dada por Mildred ao padre, lá pelos 20 minutos de filme. Aquilo não é só tocar em feridas expostas, é cutucá-la e apertá-la até gritarem de dor.

Três Anúncios para um Crime

Pôster do filme

Apesar de Lucas Hedges (de Lady Bird) estar chatíssimo, nada conseguiu desviar minha atenção do roteiro. O final aberto é de total bom gosto, pois nos coloca na pele daqueles personagens para que façamos a escolha por eles, para que dialoguemos conosco sobre nossas atitudes, nossa própria moral e bom senso.

Três Anúncios para um Crime enfia em nossa cara que o conservadorismo vai, ao poucos, tomando conta do mundo com um discurso de ódio desmedido e impensado. Está lá para todo mundo ver… basta querer.

Sinopse de Três Anúncios para um Crime:

Mildred Hayes é uma mulher indignada com a ineficiência da polícia em encontrar o culpado pelo assassinato de sua filha. Ela decide alugar três outdoors praticamente abandonados para chamar atenção em relação ao caso. Esta atitude irá repercutir de diversas maneiras na cidade, afetando pessoas como a própria Mildred e o policial Willoughby, responsável pela investigação.

Título Original: Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
Ano Lançamento: 2017 (Estados Unidos/Reino Unido)
Dir: Martin McDonagh
Elenco: Frances McDormand, Woody Harrelson, Sam Rockwell, John Hawkes, Peter Dinklage, Lucas Hedges, Abbie Cornish

ORÇAMENTO: 12 Milhões de Dólares
NOTA: 8,5

INDICAÇÃO DO FILME PARA O OSCAR: Filme / Atriz / Ator Coadjuvante (Sam Rockwell e Woody Harrelson) / Roteiro Original / Montagem / Trilha Sonora Original

Confira também um dos nossos vídeos do Canal Cinema e Pipoca

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Board Games