You are here:  / Especial CP / Top CP / TOP CP – 10 MELHORES FILMES DE HAYAO MIYAZAKI

TOP CP – 10 MELHORES FILMES DE HAYAO MIYAZAKI

Com a aposentadoria do mestre Hayao Miyazaki, nada mais justo do que prestarmos uma pequena homenagem a ele e listarmos os 10 melhores filmes de sua carreira. Foi difícil de escolher, mas aí está!

– LUPIN III – O CASTELO DE CAGLIOSTRO (1979)


Primeiro longa metragem do mestre Miyazaki, que conta com sequencias espetaculares de ação e uma dose de comédia bem peculiar. Na história, Lupin é um ladrão que acaba notando que roubou notas falsas. Vai em busca da origem do dinheiro e descobre um país esquecido por todos, lá conhece Clarisse e se aproxima dela, mas aos poucos percebe que a família da moça esconde um grande segredo.

– NAUSICAA DO VALE DOS VENTOS (1984)


Miyazaki sempre foi um homem a frente de seu tempo e ‘Nausicaa do Vale dos Ventos’ chega para demonstrar exatamente isso. Com uma trilha sonora emocionante, o diretor nos conta a história de Nausicaa, que tem o estranho poder de sentir o que a natureza sente e sai em busca de alguma alternativa para que outra guerra não ocorra, já que anos atrás, o planeta Terra foi quase extinto devido à luta armada.

– LAPUTA – O CASTELO NO CÉU (1986)


Miyazaki e seus universos fantásticos sempre nos trouxeram muita alegria e com ‘Laputa – O Castelo no Céu’ não foi diferente. Conta a história de um garoto órfão chamado Pazu que encontra uma menina que caiu do céu. Logo descobre que ela estava fugindo de piratas e militares que procuravam um misterioso castelo flutuante.

– MEU AMIGO TOTORO (1988)


Grande sucesso de bilheteria dentro do Japão, ‘Meu Amigo Totoro’ foi um dos responsáveis por fazer com que Miyazaki fosse mais conhecido no Ocidente. Após se mudarem para uma nova casa, duas garotinhas fazem amizade com um espírito que habitava uma árvore. Para se ter uma ideia da importância do personagem, virou símbolo do estúdio Ghibli, fundado pelo próprio Miyazaki.

– O SERVIÇO DE ENTREGAS DE KIKI (1989)


Ao contrário dos outros filmes, ‘O Serviço de Entregas de Kiki’ é uma aventura sem grandes críticas sociais, mas a diversão é garantida. Ao completar 13 anos, a bruxa Kiki sai de casa à procura de uma cidade que não tenha nenhuma cidadã de sua ‘espécie’.

– PORCO ROSSO (1992)


Outra obra prima levada aos cinemas pelas mãos do diretor, ‘Porco Rosso’ conta a história de um homem que foi transformado em porco. Num determinado dia, quando batalhava contra piratas, seu avião é alvejado por um americano e agora, refugiado na Itália, contará com a ajuda de um senhor e sua neta para poder voltar a voar. Uma história tocante que foi outro de seus grandes sucessos no Oriente.

– PRINCESA MONONOKE (1997)


Homem e natureza caminhando lado a lado, esta é a principal mensagem de ‘Princesa Mononoke’. Além do traço minimalista, comum dos filmes do mestre, há uma trilha sonora soberba. O roteiro fala sobre um príncipe que acaba sofrendo uma ferida mortal e vai em busca de cura na floresta. Em sua jornada depara-se com uma batalha entre os animais contra os exploradores.

– A VIAGEM DE CHIHIRO (2001)


Os estúdios Ghibli são os únicos no mundo que se comparam em genialidade com a Pixar e prova isso novamente nesta maravilhosa fábula sobre descobertas e amadurecimento. Após ter seus pais transformados em porcos, a jovem Chihiro sai à procura de ajuda para tentar trazê-los de volta. Os personagens coadjuvantes são inesquecíveis e a aventura em si faz o espectador ficar grudado na poltrona.

– O CASTELO ANIMADO (2004)


Após faturar o Oscar de melhor animação com ‘A Viagem de Chihiro’, Miyazaki encantou novamente o mundo com ‘O Castelo Animado’. A imaginação fértil do diretor nos transporta a um mundo impressionante e cheio de detalhes e surpresas. Uma garota é amaldiçoada e transforma-se numa velha de 90 anos e sua missão agora é encontrar uma forma de quebrar tal feitiço.

– O MUNDO DOS PEQUENINOS (2010)


Neste filme Miyazaki só escreve o roteiro e deixa a direção nas mãos de Hiromasa Yonebayashi. Chegou por aqui direto para BluRay e DVD, mas conta com uma primorosa animação, com cores fortes e cheias de vida – algo costumeiros dos estúdios Ghibli. Vale dar uma chance para esta pequena grande obra!

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca