You are here:  / Destaque / Entrevistas / Trailers / TimerMan, o novo tokusatsu brasileiro

TimerMan, o novo tokusatsu brasileiro

Há algum tempo atrás fizemos uma entrevista com o criador do herói Insector Sun. Hoje, temos a honra de mostrar nosso bate papo com Fabiano Ferreira, responsável por TimerMan, o novo tokusatsu brasileiro.

Como ele mesmo conta, suas influências vem desde quando a extinta TV Manchete transmitia os seriados e “começou com Ultraman e Spectreman no início dos anos 80. Eu e meu irmão mais velho assistíamos aqueles heróis diferentes e carismáticos todos os dias. Depois chegaram Jaspion e Changeman que me deixaram fascinado na época. Era algo realmente novo para nós! Os meus favoritos são Kamen Rider Black, Changeman, Jiraya, Ultraman e claro Jaspion”.

Mas quem é TimerMan? Conheça mais sobre o herói logo abaixo!

Cinema e Pipoca: Como foi o processo de criação do personagem TimerMan, o novo tokusatsu brasileiro e a concepção do uniforme?

Fabiano Ferreira: Foi realmente complicado. Primeiro tinha que decidir pelo tema. detetive espacial, força animal, misticismo, alienígena, força policial… Era complicado pois queria ter um tema menos explorado. Foi aí que pensei em viagem no tempo. É um ótimo tema que permite uma infinidade de possibilidades e reviravoltas para a história. Com isso decidido partimos para a criação o herói.

TimerMan, o novo tokusatsu brasileiro

Encontrei no Ultraman X uma ótima referência e meu sócio Francisco Mauriz tratou de desenvolver o visual do herói com assistência minha e do cosmaker Jeferson Martins. Foram vários dias até termos o visual! Depois tivemos mais um problema: o nome! Mais dois dias até que numa reunião via whatsapp Francisco soltou: TIMERMAN! Era isso!!! Um nome com uma sonoridade atraente e universal! Nasceu o nosso guerreiro do tempo!

CP: Notei no trailer que há bons efeitos especiais. Quanto tempo demora, em média, a pós produção de cada episódio? E inserir efeitos especiais é a parte mais difícil?

FF: Obrigado pelo elogio! Realmente é uma tarefa árdua e que exige muita dedicação. As cenas com efeitos especiais precisam ser bem planejadas antes de serem filmadas, pra facilitar na pós produção e assim poupar tempo. O teaser demorou três semanas de pós produção.

Neste momento estamos preparando o primeiro curta do personagem, com uma história completa para em seguida buscar financiadores e investidores para a produção de um filme em longa metragem. Vamos para o cinema e parar no caminho não é opção! Após o filme seguiremos com a série para TV. Estamos muito animados com a repercussão do projeto.

CP: Quantas pessoas estiveram envolvidos na série para tirá-la do papel?

FF: São pessoas que foram surgindo de todo o Brasil! Atualmente contamos com 8 pessoas na equipe:

Francisco Mauris (ilustrador) de São Paulo / Jeferson Martins (cosmaker) do Paraná / Tuta Vasconcelos (produtor musical) de João Pessoa / Rafael Alencar (roteiro) do Espirito Santo / Fagner Alves (modelador 3D) do Espirito Santo / Marister Cortes (atriz) do Rio de Janeiro / Felipe Gotelip (ator) do Rio de Janeiro /Fabiano Ferreira (ator, diretor, produtor) do Rio de Janeiro

TimerMan, o novo tokusatsu brasileiro

CP: Quantos episódios a primeira temporada terá?

FF: Ainda estamos na roteirização mas tudo leva à crer que a história deva levar uns 50 episodios. Mas somente teremos essa resposta concreta na pré produção da série e com um orçamento fechado. No momento estamos focados no curta e no longa metragem para o cinema.

CP: Você, como produtor independente e criador de conteúdo, acredita que falta investimento para a cultura, de uma forma geral, no país?

FF: De forma geral não. Para produtores  que tenham no seu elenco nomes famosos e consagrados fica mais fácil pois o investidor sente mais segurança com o retorno do filme, peça, programa… Quando se trata de produtores desconhecidos e independentes é mais difícil. Esse lance de leis de incentivo é muito relativo e não garante sucesso de uma obra. Teve um filme financiado ano passado se não me engano com a lei de incentivo que concorreu em um respeitado festival internacional de cinema e não levou um prêmio. Não posso falar que é um bom ou mau filme pois não assisti. E teve um curta de um produtor do interior que arrecadou em torno de 500,00 com uma rifa e contou com a colaboração de amigos e voltou do mesmo festival com um prêmio na mala. Então o que importa mesmo é resultado!

Não temos atores de tv, milhões de dólares e nem pessoas poderosas nos dando apoio. Mas temos Vontade e persistência e vamos romper essa barreira e vencer! Nunca desistir! É nisso que nos agarramos! O teaser foi produzido com 300,00, um notebook, e muita coragem! Imagina o que vamos fazer com patrocínio? Resultado! É isso que o investidor quer ver, e é isso que vamos entregar.

CP: Na sua opinião, o que mais influenciou para que os tokusatsus parassem de ser transmitidos no Brasil?

FF: A visão das emissoras brasileiras e a mudança do público. Desde a era de ouro da Manchete o Tokusatu perdeu espaço ainda mais com a chegada dos Power Rangers ( que adoro ) Eles chegaram com uma nova pegada e versão dos originais japoneses. Foi coisa de gênio o que a Saban fez! Deu uma nova cara às séries japonesas colocando atores americanos. E isso foi positivo sim pois a Toei atualmente faz suas produções já pensando nas versões americanas e todos saíram ganhando.

Aqui isso mexeu no mercado e era mais fácil trazer os brinquedos dos Rangers dos EUA do que dos originais do japão que era muito mais caro para fazer as embalagens na versão brasileira e  etc. Mas agora os tempos são outros com a internet. Varias produções japonesas estão aí pra nova geração e os antigos fãs também! O Tokusatsu voltou ao Brasil pra ficar!

TimerMan, o novo tokusatsu brasileiro

CP: Quais os próximos passos de TimerMan? E existem outros projetos para um futuro próximo? Se sim, poderia nos contar a respeito?

FF: Timerman tem um longo caminho pela frente com lançamentos de filmes, série, histórias em quadrinhos, brinquedos, etc! Temos um projeto de Sentai também que está em fase de planejamento e logo teremos novidades sobre isso. Mas o nosso foco é o sucesso de Timerman.

Quer saber mais sobre TimerMan, o novo tokusatsu brasileiro:

Confira o trailer aqui

Confira a página do Facebook aqui

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas