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Põe na Mesa | Tao Long – O Caminho do Dragão

Tao Long – O Caminho do Dragão é board game criado pelos designers brasileiros Dox Lucchin e Pedro Latro, produzido pela Octo Ludustudio no Brasil e pela ThunderGryph no exterior. O jogo está em fase de financiamento coletivo e vem conquistando marcas expressivas para um BG brasileiro, batendo sua meta inicial de 10 mil Euros em menos de 24 horas. Não é por menos. O material deles foi feito um extremo capricho, instigando a curiosidade nos fãs desse hobbie.

Tao Long é um jogo abstrato para dois jogadores, com uma previsão de duração de 20 minutos e idade recomendada de +14, onde um controla Tianlong, o dragão do céu, e o outro Dilong, o dragão da terra. A cada nova era, esses dragões sagrados disputam entre si o controle da humanidade. A mecânica de Tao Long é a mancala. O jogo é disputado em dois tabuleiros: um que representa o plano espiritual, onde os jogadores decidem suas ações, e outro representando o mundo humano, que mostrarão as consequências das ações tomadas no plano espiritual.

A movimentação dos dragões foi inspirada no jogo Snake (isso mesmo! Aquele jogo da cobrinha) e sua base filosófica é totalmente oriental. Por isso podemos encontrar referências de outros produtos com essa mesma pegada, como o desenho Avatar, já que Tao Long – O Caminho do Dragão aborda os vários elementos da natureza, o jogo de PS2 Okami, pela temática e beleza gráfica, entre outros. Mas Latro afirma que suas pesquisas se deram na origem da filosofia, e não nos produtos que vieram através dela.

“Provavelmente Avatar e Okami beberam da mesma fonte que nós bebemos, que é a filosofia e mitologia oriental, especialmente a chinesa. Não nos inspiramos nele, mas compartilhamos desse mesmo lugar. No Tao Long introduzimos conceitos da filosofia milenar chinesa, como o Yin e Yang e suas oito possíveis combinações, conhecidas como Baguá”.

Para conhecer mais sobre o jogo e conseguir informações sobre as vantagens de participar do financiamento coletivo, basta entre no site http://www.octo.studio/taolong. O financiamento segue até o dia 3 de fevereiro.

UM PROTÓTIPO DE SUCESSO

A dupla de designers viajou para a feira de Essen, na Alemanha, a maior do mundo com o tema Board Game. Na bagagem, levaram quatro protótipos praticamente acabados e outros dois extras menos caprichados como garantia. E fez muito sucesso por lá. O resultado: a dupla não só deixou os quatro protótipos, como também um dos extras. “Ficamos muito felizes com a recepção que tivemos na feira. Mais felizes ainda quando a produtora ThunderGryph mostoru interesse em comercializar nosso jogo”, comentou Lara.

Confira o vídeo promocional do jogo no vídeo abaixo.

Por Dan Pessôa

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