You are here:  / Críticas / Destaque / Trailers / STAR WARS EPISÓDIO VI – O RETORNO DE JEDI

STAR WARS EPISÓDIO VI – O RETORNO DE JEDI

Nesta altura do campeonato, qualquer coisa ligada à franquia ‘Star Wars’ faria sucesso, até porque os fãs se acumulavam ano após ano e diversos produtos eram vendidos. ‘O Retorno de Jedi’ era a tão aguardada finalização da trilogia clássica e o embate definitivo entre o bem e o mal.

O teor aventuresco nunca esteve tão presente na saga quanto aqui, pois a fuga dos heróis após resgatarem Han Solo na caverna onde Jabba mantinha-o congelado deixa o espectador com um sorriso satisfeito no rosto, além das batalhas entre as motocicletas voadoras, que pode não ter sido um avanço tão grandioso para os efeitos especiais, mas é bastante funcional.

Uma outra Estrela da Morte está sendo criada pelo Império, mas não tem o impacto causado por aquela vista em ‘Uma Nova Esperança’ e apesar de fofinhos, os Ewoks são muito caricatos. As duas horas de projeção – que poderiam ter dez ou quinze minutos a menos – são todas voltadas para o embate entre Vader, Palpatine e Luke (mesmo havendo várias sub-tramas paralelas) e é tudo finalizado com o carinho e respeito absolutos – a imagem de Vader como um verdadeiro ser humano emociona.

Há muito tempo, em uma galáxia
muito, muito distante…

Luke Skywalker voltou ao
seu planeta natal, Tatooine,
na tentativa de salvar seu amigo
Han Solo das garras do desprezível
bandido Jabba, o Hut.

Luke ainda não sabe que o
Império Galático iniciou
secretamente a construção
de uma nova estação
espacial bélica,
mais poderosa que a primeira
e temida Estrela da Morte.

Quando estiver pronta,
esta arma definitiva certamente
significará o fim do pequeno
grupo de rebeldes que luta
para devolver a liberdade
à galáxia…

Richard Marquand não era o primeiro nome para o comando do projeto – Spielberg era o mais cotado –, mas trabalhou como um funcionário padrão e agradou – como sempre, dá para notar a mão de Lucas em certas decisõse. Entre algumas pequenas falhas e inúmeros acertos, a primeira trilogia se encerraria com chave de ouro após anos de árduo trabalho de Lucas e companhia para tirarem tal ideia do papel. E que a força esteja conosco, sempre!

Título Original: Star Wars Episode VI: Return of the Jedi
Ano Lançamento: 1983 (Estados Unidos)
Dir: Richard Marquand
Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Billy Dee Williams, Anthony Daniels, Kenny Baker, Peter Mayhew, David Prowse, Ian McDiarmid

ORÇAMENTO: 32,5 Milhões de Dólares
NOTA: 7,5

Por Éder de Oliveira

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca