You are here:  / Críticas / RIO

RIO

downloadfilmes.net

Muitos críticos de cinema comentaram em seus textos que CARLOS SALDANHA (A ERA DO GELO 2) estereotipou demasiadamente a cidade do Rio de Janeiro em seu novo filme, intitulado RIO. Interessante essa constatação, pois eles se esquecem que a Rede Globo em sua novela das oito faz isso diariamente e ninguém reclama.
Que me perdoem os cariocas, mas a tal Cidade Maravilhosa usa e abusa de tudo o que é mostrado na animação para apresentá-la mundialmente: carnaval, mulheres, praia, Cristo Redentor, futebol e etc.

Desde o primeiro instante, a arara azul chamada Blu nos cativa e se transforma no grande achado do roteiro, até porque os coadjuvantes são muito padronizados, assim como os vilões, que não diferem de outros personagens já criados pela produtora Blue Sky.
A inserção de algumas ‘apresentações musicais’ me incomoda bastante – principalmente quando o Nigel canta, pois são pouquíssimos diretores que sabem dosá-las com parcimônia.

A sacada genial de SALDANHA, foi mostrar uma quadrilha de macacos assaltantes, levando inúmeros pertences dos turistas – gostaria de saber se os críticos queriam verossimilhança nisso também? – e a trilha sonora assinada por Will.I.Am e Sérgio Mendes, capturam a alegria e a essência de um Rio de Janeiro, que é movido pelo carnaval, pelas cores, grandiosidade e elegância.

Blu é uma arara azul domesticada, que vive em Minnesota, com sua dona Linda – que acreditava que seu animal de estimação fosse o último da espécie. Certo dia, descobrem que existe uma fêmea para Blu no Brasil. Chegando lá, ele e sua companheira Jade, são seqüestrados por contrabandistas e após um tremendo esforço escapam. O desafio agora, será encontrar Linda e, quem sabe, aprender a voar!

A animação é perfeita, mas para engrenar realmente são necessários 40 minutos, já que antes disso, a inserção de piadinhas e gags surtem pouco efeito.
Estereotipada ou não, o fato é que RIO é uma ótima homenagem ao Brasil como um todo e também um grito para o mundo, sobre preservação de matas e espécies. Ponto para CARLOS SALDANHA!

Título Original: Rio
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: Carlos Saldanha
Vozes: Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Rodrigo Santoro, Jake T. Austin, George Lopez

ORÇAMENTO: —


PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de RIO ?
* Estereotiparam demais a cidade ?

Comente via Facebook

Comentários

4 COMMENTS

  • Oi Éder,
    O filme é mesmo ótimo.
    Só um adendo. Os tais macaquinhos são bastante realistas. Eles existem e são folclóricos no morro do Pão de Açúcar, onde pegam comida e o que mais os turistas incautos deixarem à mostra. E teve gente dizendo que isso era "racismo estereotipado"… tem gente que adora falar mal!
    Parabéns pela crítica!
    Abs!!!

  • Eu gostei muito do filme, acho até pq fala do Brasil né….A Arara Blu é uma graça, seus traços ficaram perfeitos. Só achei que forçou demais no carnaval, parece até que vivemos o ano inteiro vivendo isso. Tem falhas, mas o lance do Brasil ser apresentado de uma maneira mais realista ao mundo acaba nos convencendo e nos ganhando.

  • Não nada, tinha é que mostrar animais maltratados como ararinhas azuis presas em gaiolas minusculas para trafico animal,passaros voando acertados por bala perdida,praia com arrastão, as araras a tentar voar mas sem conseguir pois os helicopteros da policia estão sempre no ar , corpos espalhados pelas localidades,tiroteios ,porque a cidade maravilha a muito que virou cidade desespero trafico morte e bandidagem tomaramconta do rio,cidade para esquecer.

  • Podiam mostrar o caveirão entrnado no morro do alemão e a ladroagem correndo para a mangueira. Seria bem mais realista. E mais a ararirnha azul é típica da Bahia e de nenhum outro estado mais. Só se fala no Rio, e o resto deste enorme País?

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas