You are here:  / Especial CP / REDE MANCHETE – A TV DO ANO 2000 (PARTE 1/3)

REDE MANCHETE – A TV DO ANO 2000 (PARTE 1/3)

czseiya.files.wordpress.comO SONHO

Adolpho Bloch, no final da década de 70 fundou as Rádios Manchete AM e FM. Mas, ele queria mais e no início dos anos 80 a Rede Associada, que compunha emissoras como a TV Tupi Difusora, foi tirada do ar pelo Governo.

Meses depois o governo de João Baptista Figueiredo, abriu concorrência para duas emissoras novas. Obviamente, vários grupos se interessaram, entre eles o Grupo Sílvio Santos e a Bloch Editores.
Um ano depois, o resultado saiu e Bloch conseguiu uma das vagas.

O ‘chefão’ esperaria dois anos para estrear seu canal televisivo, pois queria contar com equipamentos modernos e de altíssima geração.
Era algo que mesclaria qualidade técnica e cultural… era a “TV do ano 2000”.

A ESTRÉIA

No dia 5 de junho de 1983, entrava no ar a REDE MANCHETE DE TELEVISÃO. A transmissão era aberta, com um pronunciamento de Adolpho Bloch, que terminava com a seguinte frase: “Deixo com vocês, meus amigos, a Rede Manchete de Televisão. Ela está no ar”.
telehistoria.com.br
Daí, o logotipo da Manchete sobrevoava os céus de várias cidades do país, com uma música interessante ao fundo, até pousar na sede carioca da emissora – tudo isso era uma evolução sem tamanho na época.
Ela contava com um dos mais modernos departamentos gráficos do mundo e naquele instante, provavelmente as concorrentes se sentiam ameaçadas.

Após, foi exibido um show intitulado “Mundo Mágico” – que ultrapassou, em muitos momentos a audiência do “Fantástico” – e tinha o propósito de mostrar a nova rede.

Logo depois, transmitiram o inédito filme “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”, ficando em primeiro lugar, com impressionantes 29 pontos no Ibope.
A MANCHETE, estava realmente preparada para entrar com tudo na guerra da audiência e do faturamento.

A JORNADA DE SUCESSOS

A MANCHETE sempre deu bastante importância ao jornalismo, com o Jornal da Manchete ‘pegando emprestado’ os padrões da CNN dos EUA. Também viriam muitas produções premiadas nos cinemas mundiais e seriados.

Um programa a se destacar foi “Bar Academia”, onde vários artistas se encontravam para falar da carreira e cantar, tudo num tom bastante amigável e com um cenário de mesas de bar.
No ano de 1984, transmitiram com exclusividade o desfile das Escolas de/lh3.ggpht.com Samba do Rio de Janeiro, ficando com 30 pontos de audiência, numa cobertura completíssima.

Em junho do mesmo ano, foi visto as Olimpíadas de Los Angeles, além disso, produziram a mini-série histórica intitulada ‘A Marquesa de Santos’. Com a boa aceitação do público, vieram também ‘Santa Marta Fabril’ e ‘Tudo em Cima’.

Xuxa estreou por lá em 1985, com ‘Clube da Criança’, que viria a ser o primeiro programa de auditório composto exclusivamente por crianças na televisão.

SEGUNDO COMEÇO

Apesar disso tudo citado acima, a empresa não teve o faturamento almejado e em 1985 Adolpho Bloch abre os cofres para séries (TAMANHO FAMÍLIA) e novelas (ANTÔNIO MARIA, que custou cerca de 5 bilhões de cruzeiros).


Fonte: www.redemanchete.net

Comente via Facebook

Comentários

12 COMMENTS

  • Nossa, lembro-me quando inaugurou a rede Manchete. Assistia ao Jornal da Manchete, Clube da Criança e Acredite se Quiser (lembra desse?) Adorei o blog, vou segui-lo. Visita o meu: http://namanhadogato.blogspot.com/

  • Parábens pelo Blog Sílvia, sempre atualizadinho… e assim que o leitor gosta.
    Antes de mais nada,deixa eu me apresentar. Meu nome é Rodrigo e sou mais um Kara aí na blogosfera brasíleira.
    Estou dando uma vasculhada geral nos blogs que acho interessante, para tentar entender porque meu blog de notícias ciêntíficas é um total fracasso.
    Estou analisando como é feita uma boa divulgação, qualquer dica pode falar ok.
    Adorei seu blog, tá de parabéns

  • Cara, não conhecia toda essa historia da Manchete e essa é recém a parte I, quero saber como ela decaiu tanto, levando em consideração que ela fazia páreo com a Globo, na época.

  • SEMPRE VOU ME LEMBRAR DA MANCHETE
    LÁ QUE COMEÇARAM OS ANIMES NA TV ABERTA
    MUITO BOM
    LÁ QUE CONHECI A MAIORIA DOS CLASSICOS!

  • Que coisa nostálgica.

  • mto bom! a maior saudade é dos anos 90 Yuyuhakusho!

    da até um apreto no coração!

  • Eu também assistia esse e me lembro do acredite se quizer.

  • Tinha também o programa Bate-Boca, todas as tardes, muito informativo, programa de qualidade.

  • Tinha também o programa Bate-Boca, todas as tardes, muito informativo, programa de qualidade.

  • cara… que saudades da manchete… a melhor emissora que eu ja assisti

  • Versos Controversos - Alan Salgueiro

    Ah, deu vontade de continuar lendo, lembro bem pouco da Manchete no ar, por isso bateu essa curiosidade.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas