You are here:  / Críticas / [REC]

[REC]

www.adorocinema.com.brTudo começou em 1999, ano em que uma produção modestíssima intitulada ‘A Bruxa de Blair’ conseguiu sucesso absoluto. Seu maior trunfo (além do poderoso “marketing viral”), foi a edição, supostamente, amadora, com filmagem trêmula feita pelos protagonistas. Depois disso surgiu ‘Cloverfield- Monstro’, de J. J. Abrams, incorporando um monstrengo feio nas entranhas de Manhattan e agora o terror espanhol adere ao sub-gênero “câmera de mão” e hipnotiza o espectador com ‘[REC]’.

A ambientação é apenas um dos muitos acertos nesta empreitada, dirigida pelos desconhecidos Jaume Balangueró e Paco Plaza, que dão uma aula de como utilizar iluminação em prol de sustos convincentes e nunca gratuitos. Há óbvias referências a obras primas como ‘O Exorcista’ ou qualquer filme de George Romero, mas existe a preocupação de nunca se prenderem, demasiadamente, nestes clichês.

Aqui, uma jovem repórter televisiva vai acompanhar uma noite do corpo de bombeiros. Na primeira chamada eles vão para um apartamento e encontram uma senhora completamente desnorteada. Tudo se complica ainda mais, quando a polícia cerca o prédio, impossibilitando-os de sair.

No terço final a tensão chega num nível quase insuportável, porque o uso da câmera na visão noturna, prova o conhecimento de causa de todos os responsáveis pela película. Então, chegam os produtores norte-americanos, compram os direitos para a refilmagem e enchem os bolsos. ‘[REC]’ é um dos melhores filmes de terror dos últimos anos.

NOTA: 8,5
ORÇAMENTO: —

Comente via Facebook

Comentários

4 COMMENTS

  • Não curto esse tipo de filme. Mas se os caras conseguem fazem das tripas,coração e ganhar dinheiro… Quem serei eu para criticar?

    Abs.

  • Nossa, esse muito bom mesmo, não me arrependo de ver… Faz tempo que um filme do gênero me bota medo. Aquelas cenas no escuro são de arrepiar!

    Vale a pena ver e ter em dvd.

    Abraços!

  • Opa! Pelo seu relato a histórioa desse filme é muito boa…só espero não ficar decepcionado ao assistí-lo. Vou alugar ele! Sempre qdo vou à locadora torcia a nariz para esse filme…hehehe.

    Abraço

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas