You are here:  / Críticas / Premiações / Trailers / Projeto Flórida: a Disney é logo ali!

Projeto Flórida: a Disney é logo ali!

Antes de qualquer comentário a mais sobre Projeto Flórida, gostaria de perguntar para a Academia o seguinte: cadê a indicação para melhor atriz à pequenina e talentosíssima Brooklynn Prince? Posso até concordar que as presenças de Frances McDormand e Sally Hawkins são indiscutíveis e Meryl Streep é Meryl Streep. Mas Prince está em pé de igualdade com Margot Robbie e Saoirse Ronan. Sua naturalidade e espontaneidade, ganham o espectador nos primeiros cinco minutos – e espere até chegar o desfecho.

Moonee é uma princesa… sim, daquela dos contos de fadas e com todas as características, ou seja, mora num quarto de hotel alugado com a mãe, vive em condições financeiras difíceis e, há poucos quilômetros dali, a ‘realeza’ e seus súditos se encontram para festejar a felicidade e a magia. Se a Disney vende a utopia da felicidade e do sonho, ela também maquia certas questões sociais que ninguém vê em seus arredores.

Bria Vinaite, que interpreta a mãe de Moonee, foi um achado e tanto e cria uma personagem lotada de falhas, mas que não conseguimos odiar. Willem Dafoe (o Duende Verde de Homem Aranha) é a figura paternal, que precisa equilibrar e apaziguar episódios quase insustentáveis (de fato, merece a indicação ao Oscar de Ator Coadjuvante). E todos os outros atores e atrizes do elenco mandam muito bem!

Projeto Flórida

Pôster do filme

O diretor Sean Baker é esperto ao utilizar cores vivas, pois faz com que o tom aventuresco e imaginativo das crianças fique ainda mais evidente, mas também contrapõe as dificuldades dos adultos ali presentes – a maior parte deles, provavelmente vê a vida de forma monocromática. O roteiro só dá uma deslizada quando repete inúmeras vezes as mesmas situações e cansa o espectador.

Além disso, o final de Projeto Flórida é um soco no estômago e o grau de naturalidade nas atuações dá inveja a muitos diretores veteranos por aí. Se este foi seu primeiro filme com orçamento mais robusto, podemos esperar grandes coisas de Baker.

Sinopse de Projeto Flórida:

Moonee, uma garotinha agitada e cheia de energia, mora nas redondezas dos parques da Disney. Ela faz novas amizades com seus vizinhos e se aventura por aquela região. Já sua mãe, uma jovem intempestiva, tem uma luta diária para conseguir colocar dinheiro em casa.

Título Original: The Florida Project
Ano Lançamento: 2017 (Estados Unidos)
Dir:  Sean Baker
Elenco: Brooklynn Prince, Christopher Rivera, Valeria Cotto, Aiden Malik, Bria Vinaite, Willem Dafoe

ORÇAMENTO: —
NOTA: 7,5

INDICAÇÃO DO FILME PARA O OSCAR: Ator Coadjuvante

Confira também um dos nossos vídeos do Canal Cinema e Pipoca

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Board Games