You are here:  / Release / Programação de cinema no Sesc Campinas | Março 2020

Programação de cinema no Sesc Campinas | Março 2020

Em março e abril, a programação de cinema no Sesc Campinas terá curadoria de Daniela Gillone (professora e pesquisadora da USP) e apresentará oito filmes e uma aula aberta, que irão explorar as caracterizações de personagens mulheres e refletir sobre as realidades tratadas no cinema de autoras latino-americanas, a partir de obras provenientes de Argentina, Brasil, Chile, Cuba, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

Existe algo em comum entre as populações que vivem nos países da chamada América Latina? As histórias das colonizações, dos ciclos e agitações políticas e das conhecidas dependências econômicas acompanham as misturas étnicas que compõem a diversidade deste território habitado por populações cujos idiomas originais descendem das línguas que evoluíram do latim antigo.

Quais características podem ser sugeridas para destacar possíveis olhares femininos sobre a produção audiovisual nesses países? E sobre o protagonismo feminino, tanto à frente, quanto por trás das câmeras? Essas e outras reflexões motivam o ciclo “O Feminino no Cinema Latino- Americano” que reúne, nos meses de março e abril, sessões de filmes provenientes de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai e Venezuela – todos realizados por cineastas mulheres latino-americanas. Além de abordar conflitos sociais, dramas familiares, sexualidade, preconceitos e violências, as obras refletem sobre as políticas construídas nas abordagens do e sobre o feminino.

Programação de cinema no Sesc Campinas

Cena do filme Zama

Entre os filmes selecionados, que serão exibidos às terças feiras, às 20h., teremos Los Silencios coprodução Brasil, Colômbia e França (dia 10/3), Pela Janela (dia 17/3), coprodução Brasil e Argentina, Casadentro (dia 24/3) projeto peruano e Zama, da Argentina em 31/3.

Aula Aberta | Sesc Campinas

  • O Feminino no Cinema Latino-Americano

O encontro, que se seguirá no dia 11/3 (quarta-feira, das 19h30 às 21h30), discutirá o ciclo de exibições, partindo da análise das cinematografias clássica e moderna da América Latina, com ênfase nos estudos das representações do feminino no cinema revolucionário e militante do “Nuevo Cine Latinoamericano” e nos conceitos presentes nos atuais debates sobre as realizações contemporâneas que oferecem uma perspectiva crítica da realidade social.

A atividade será na Sala de Atividades 1 e conta com inscrições limitadas, que poderão ser feitas na Ilha de Atendimento a partir das 17h30.

Então agora é só marcar na agenda e aproveitar a programação de cinema no Sesc Campinas!

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca