You are here:  / Críticas / PRECIOSA – UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA

PRECIOSA – UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA

aqueimaroupa.com.br

Sim, você já viu filmes como este e da mesma forma que chorou em todos os outros, chorará neste também, porque o diretor Lee Daniels (‘Matadores de Aluguel’) faz um conto de fadas moderno e passado no Harlem, onde sua protagonista sofre horrores e ainda assim, como entrega o péssimo subtítulo nacional, tem esperanças de seguir em paz e ter sucesso.

Acha que desgraça pouca é bobagem? Então veja: Preciosa é uma garota de 16 anos, obesa, que foi violentada diversas vezes pelo pai, tem duas filhas dele, uma com síndrome de down e está grávida de outro e sua mãe, por sua vez, a culpa por tudo e faz dela uma espécie de empregada particular. Com isso tudo, Preciosa teve um atraso mental que acaba influenciando nos estudos, mas a inocência e o carisma são otimamente pautados pelo roteiro de Geoffrey Fletcher.

O lance de sonhar com as novelas, seriados e filmes que, normalmente, são estrelados por atores brancos, serve como uma crítica não só a este meio, mas também à sociedade como um todo, que estipula padrões de beleza e estereótipos banais numa tentativa imbecil de perfeição.

Daniels fez bem em se apoiar na dupla de protagonistas, a estreante Gabourey Sidibe e Mo’Nique (‘O Bom Filho à Casa Torna’) pois em todos os momentos em que contracenam, os diálogos são cortantes e o olhar sofrido da jovem contrasta com a violência e angústia da mãe. Do outro lado da moeda temos Mriah Carey e Lenny Kravitz, a primeira incomoda em todas as sequências frente às câmeras, o segundo tem um desconforto visível, mas tolerável.

Vencedor de dois Oscars (melhor Roteiro Adaptado e melhor Atriz Coadjuvante), ‘Preciosa – Uma História de Esperança’ não é só um bom drama, mas também um grito de revolta por todas as crianças maltratadas mas nunca defendidas com o vigor necessário. Se não é uma obra prima, pelo menos é suficientemente corajoso, e isso já é um grande acerto.

Título Original: Precious: Based on the Novel Push by Sapphire
Ano Lançamento: 2009 (EUA)
Dir: Lee Daniels
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo’Nique, Paula Patton, Mariah Carey, Sherri Shepherd, Lenny Kravitz

ORÇAMENTO: 10 Milhões de Dólares
NOTA: 8,0

Comente via Facebook

Comentários

2 COMMENTS

  • É isso aí, parceiro!

    Já te linkei aqui também!

    Valeu! Abração.

    p.s.: como você coloca as estrelas personalizadas amarelinhas na cotação dos filmes?

  • Hahahahaha

    Maravilha!

    Valeu, rapá!

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas