You are here:  / Críticas / PONYO – UMA AMIZADE QUE VEIO DO MAR

PONYO – UMA AMIZADE QUE VEIO DO MAR

www.cinepop.com.br

A ingenuidade infantil já nos trouxe inúmeras obras sensacionais e emocionantes, por isso quando bem montadas e bem dosadas, tiram lágrimas até dos espectadores mais durões, mas também são fáceis de virarem clichês.

Meu primeiro contato com Hayao Miyazaki foi em ‘A Princesa Mononoke’ e me encantei com o trabalho minucioso deste, que é um dos mais respeitados animadores do mundo. Ao usar uma computação gráfica bastante visível em ‘O Castelo Animado’, Miyazaki pareceu se distanciar das suas mais deslumbrantes obras, ‘confeccionadas’ praticamente 100% à mão, portanto, aqui seria óbvio que deixaria um pouco de lado tal ferramenta e apostaria no ‘trabalho manual’ dos profissionais espetaculares do Estúdio Ghibli.

Neste ponto temos que concordar que o diretor acertou, porém com um roteiro que não se define muito bem entre infantil ou adulto, ‘Ponyo – Uma Amizade que veio do Mar’ vai cansando e seus protagonistas não têm a mesma força espetacular de Chihiro, Totoro ou Mononoke.

A paixão entre Ponyo e Sosuke, que poderia render uma atmosfera de carinho e amor entre duas crianças, se resume a diálogos fracos e situações, muitas vezes, desconexas.

Sosuke encontra um peixinho, lhe dá o nome de Ponyo e promete cuidar dela para sempre. O problema é que o pai de Ponyo é um feiticeiro que vive nas profundezas do oceano e repudia seres humanos. Ao retornar para Sosuke, ela sem querer libera uma poção mágica pelo oceano, fazendo com que ondas gigantescas ameacem o vilarejo onde o garoto mora.

Além de tentar moldar a visão de duas famílias dos tempos modernos (a de Ponyo muito autoritária e a de Sosuke muito liberal), também abre espaço para a discussão entre a preservação da natureza (tema corriqueiro nas obras do estúdio). Assim como acontece com a Pixar, sempre queremos obras primas deste sensacional artista e, talvez, isso faça com que nos decepcionemos com mais facilidade.

Título Original: Gake no ue no Ponyo

Ano Lançamento: 2008 (Japão)

Dir: Hayao Miyazaki

Vozes na versão americana: Cate Blanchett, Yuria Nara, Hiroki Doi, Noah Cyrus, Liam Neeson

ORÇAMENTO: 40 Milhões de Dólares


PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de PONYO – UMA AMIZADE QUE VEIO DO MAR ?

* Qual o filme que você mais gosta de HAYAO MIYAZAKI ?

Comente via Facebook

Comentários

1 COMMENT

  • Eu gostei do filme… Não só porque sou aficionado em animes… Mas pela obra no todo…

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas