You are here:  / Críticas / Trailers / Polícia Federal: A Lei é para Todos

Polícia Federal: A Lei é para Todos

Polícia Federal: A Lei é para Todos (para que um título tão longo?) mexe em feridas ainda não cicatrizadas em nossos cidadãos, dando ao espectador uma pequena noção de todo o processo de investigação que culminou na prisão de um sem número de pessoas extremamente influentes em nossa sociedade, sejam elas doleiras, donas de empreiteiras ou funcionários do alto escalão da Petrobrás.

Na entrevista exclusiva cedida pelo diretor Marcelo Antunez para o Cinema e Pipoca ele comenta que: “desenvolver os protagonistas sem colocá-los como “heróis”, mas conquistar a identificação com o público é uma tarefa dificílima”. Se olharmos para o personagem de Antônio Calloni, vemos todo o empenho da produção para não endeusá-lo, criando uma construção concisa. De resto, todos são tratados ou como uma espécie de baluarte para a justiça brasileira – e o Sérgio Moro de Marcelo Serrado, como exemplo de homem de família, é extremamente forçado – ou como vilões estereotipados, como é o caso do Lula de Ary Fontoura, que se diverte aqui.

O projeto até começa isento de partidarismos, provando por ‘A mais B’ que, desde a nossa descoberta pelos portugueses, vivemos num processo de corrupção. Conforme o tempo passa, notamos uma certa forçação de barra em diversos quesitos, além da estranha escolha de utilizar nomes reais para alguns e ficcionais para outros.

Polícia Federal: A Lei é para Todos

Pôster do filme

A questão primordial fica por conta da montagem, ou seja, levar ao grande público todo o emaranhado de informações, sem que seja didático demais. A tarefa é cumprida com louvor, utilizando principalmente Júlio Cesar, interpretado por Bruce Gomlevsky, para explicar a maior parte destas descobertas.

Lembrando as interpretações e montagens novelescas (a perseguição do caminhão, logo no início, deveria ter mais impacto e agilidade), Polícia Federal: A Lei é para Todos fica no meio termo e ainda coloca um final aberto para uma possível continuação.

Sinopse de Polícia Federal: A Lei é para Todos:

Como o próprio título já diz, conta a história da mais bem sucedida operação contra a corrupção o Brasil. Após uma apreensão de carga, a Polícia Federal descobriu um intrincado esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas a grandes empresários, doleiros, parlamentares e executivos.

Título Original: Polícia Federal: A Lei é para Todos
Ano Lançamento: 2017 (Brasil)
Dir: Marcelo Antunez
Elenco: João Baldasserini, Ary Fontoura, Antonio Calloni, Flávia Alessandra, Marcelo Serrado, Rainer Cadete, Bruce Gomlevsky

ORÇAMENTO: 16 Milhões de Reais
NOTA: 5,0

Confira também um dos nossos vídeos do Canal Cinema e Pipoca

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas