You are here:  / Críticas / Destaque / Trailers / PLANETA DOS MACACOS – O CONFRONTO

PLANETA DOS MACACOS – O CONFRONTO

Mesmo os fãs mais fervorosos sabem que a franquia clássica de ‘Planeta dos Macacos’, composta por cinco filmes não teve uma sequencia de acontecimentos tão corretos quanto deveria, transformando-se, num determinado momento em um caça-níquel desnecessário. Quando ‘Planeta dos Macacos – A Origem’ estreou, torci o nariz por discordar do remake, mas fui pego de surpresa.

Três anos depois, há um avanço narrativo e, assim como ocorreu em ‘X-Men – Dias de um Futuro Esquecido’, uma grande crítica social, onde vemos a mania de grandeza dos seres humanos, que se acham donos do mundo, mesmo quando estão em menor número e se escondem atrás do poder belicista das armas de fogo.

A evolução nos efeitos especiais em tão pouco tempo é de encher os olhos e o César de Andy Serkis tem todas as nuances de um líder nato, sobrepondo-se àqueles que querem tomar seu trono e criando vínculo importantes dentro do próprio grupo. Já Koba é o ditador inescrupuloso e sedento por poder, ou seja, uma visão símia de Stalin ou Lênin.

No lado humano, Gary Oldman se destaca dos demais por ser uma presença forte em qualquer interpretação que faça, diferentemente de Keri Russell ou Jason Clarke, desconexos na maior parte do tempo – as subtramas dos humanos estão muito abaixo da trama central.

Uma década depois da liberdade, César e os outros macacos construíram seu lar numa floresta nos arredores do que um dia foi San Francisco. Os humanos foram dizimados por conta de uma doença, e os poucos sobreviventes lutam para não morrem de fome ou frio. Sem energia elétrica, um grupo de apoio deverá reativar uma usina hidrelétrica, mas para isso, terão que passar por dentro da comunidade símia. Como fazer isso sem perder a vida?

E por fim, temos novamente a questão que foi levantada anos atrás, em pauta nas conversas dos cinéfilos: deveria Andy Serkis ser indicado ao Oscar de melhor ator? Seria algo bastante interessante e diferente para a Academia fazer, mas creio que nem nós e muito menos os votantes estão preparados para tamanha mudança. Que os macacos evoluam sem tantas amarras quanto nós, meros humanos mortais.

Título Original: Dawn of the Planet of the Apes
Ano de Lançamento: 2014 (Estados Unidos)
Dir: Matt Reeves
Elenco: Toby Kebbell, Judy Greer, Keri Russell, Gary Oldman, Andy Serkis, Jason Clarke, Kodi Smit-McPhee, Kevin Rankin

ORÇAMENTO: 170 Milhões de Dólares
NOTA: 8,5

Indicações ao Oscar: Efeitos Visuais

Por Éder de Oliveira

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca