You are here:  / Top CP / Personagens Inesquecíveis vividos por Robert Downey Jr.

Personagens Inesquecíveis vividos por Robert Downey Jr.

Robert John Downey Jr. nasceu em 1965 em Manhattan e desde os 5 anos já atuava, pois seu pai, Sir Robert Downey, era diretor e o colocou no elenco de Pound. Se envolveu inúmeras vezes em confusões por conta de drogas, foi preso e perdeu muitos papeis importantes. Mas não é essa parte que nos importa. Queremos listar aqui os personagens inesquecíveis vividos por Robert Downey Jr.

O astro já concorreu duas vezes ao Oscar por Chaplin e Trovão Tropical, ganhou duas vezes o Globo de Ouro por Short Cuts e Sherlock Holmes e cinco vezes o People’s Choice Awards. Só uma nota, a título de curiosidade, ele participou de Mulher Nota 1000, dirigido pelo genial John Hughes, como um dos amigos do personagem vivido por Anthony Michael Hall.

Agora sim, vamos começar nossa viagem no ano de 1987 com Abaixo de Zero, onde interpreta um dependente químico de maneira inacreditavelmente real. Muitos dizem que nessa época seu envolvimento com as drogas se tornou ainda mais pesado. Este projeto lhe abriu portas para trabalhar com Mel Gibson, Kevin Kline, dentre outros.

Os Personagens Inesquecíveis vividos por Robert Downey Jr.

Com uma caracterização e performance surpreendentes, ajudado pelo sua desenvoltura na dança (que havia feito balé clássico aos 10 anos), deu vida a Chaplin. Arrebatou uma indicação ao Oscar e venceu o BAFTA em 1993. Seu grau de dependência química era tão intenso que mesmo após as filmagens, continuou num hotel na Europa, mas disse não se lembrar de quase nada.

Os Personagens Inesquecíveis vividos por Robert Downey Jr.

No primeiro projeto com o nome de Tarantino e dirigido por Oliver Stone, intitulado Assassinos por Natureza, nosso astro vive um repórter sensacionalista que glorifica a carnificina deixada pelo casal Mickey e Mallory. O filme é excelente e todas as nuances do futuro diretor de Kill Bill, assim como os trejeitos de Downey estão lá.

Os Personagens Inesquecíveis vividos por Robert Downey Jr.

E mesmo depois de 1001 confusões (como diria o narrador dos comerciais da Sessão da Tarde), o ator sempre teve amigos influentes, que nunca o deixaram sem trabalho. U.S. Marshal – Os Federais foca no jogo de gato e rato de Tommy Lee Jones e Wesley Snipes, mas encontra um espacinho para Robert como o Agente John Royce.

Os Personagens Inesquecíveis vividos por Robert Downey Jr.

Em 2005, Shane Black montou um misto de suspense com comédia em Beijos e Tiros. O astro está fugindo da polícia e cai, sem qualquer pretensão, num teste de atores e é escolhido para ir a Hollywood. Lá ele ajuda um investigador a resolver um misterioso assassinato. No mesmo ano participou também do excelente Boa Noite, Boa Sorte, dirigido por George Clooney.

Os Personagens Inesquecíveis vividos por Robert Downey Jr.

Estamos agora em 2006 e além da ficção científica O Homem Duplo de Richard Linklarter (baseada num conto de Philip K. Dick), esteve em Santos e Demônios, onde o diretor Dito Montiel reconta um pouco da sua história em duas etapas. A primeira é vivida por Sia Labeouf e a segunda, onde o personagem expõe diversas feridas não cicatrizadas do passado, é personificada por Downey numa interpretação poderosa em um filme que deve ser redescoberto.

Os Personagens Inesquecíveis vividos por Robert Downey Jr.

A partir daí, há um salto impressionante na carreira do ator. Se antes ninguém tinha pretensões de trabalhar com ele por conta dos excessos, foi com Zodíaco, de David Fincher, interpretando o repórter Paul Avery e, principalmente com Tony Stark em Homem de Ferro, que ganhou os holofotes e transformou-se um midas em Hollywood. Na época era uma aposta arriscada da Marvel, que ainda procurava seu lugar ao sol como produtora de filmes e investiu pesado na aventura.

Os Personagens Inesquecíveis vividos por Robert Downey Jr.

Sua segunda indicação ao Oscar veio na comédia Trovão Tropical. Interpreta um astro branco do cinema que faz pigmentação para ficar negro e tirando gargalhadas do espectador.

Os Personagens Inesquecíveis vividos por Robert Downey Jr.

Há um pouco de Tony Stark em Sherlock Holmes, filme dirigido por Guy Ritchie e lançado em 2009. A aventura se distancia do personagem dos livros, mas levou muita gente para o cinema, muito menos pelas pirotecnias visuais do diretor e mais pelo carisma de seu protagonista. Algo raro de se ver hoje em dia.

Por último, temos o advogado Hank Palmer de O Juíz. Ele contracena de maneira impecável com Robert Duvall e têm pelo menos duas sequências excelentes. Todo poder de atuação de Downey é visto aqui, num projeto que rendeu uma indicação ao veterano Duvall.

Os Personagens Inesquecíveis vividos por Robert Downey Jr.

O ator já disse que após Os Vingadores: Guerras Infinitas, deixará o time da Marvel para dar foco em outros projetos. Mas e para você, quais os personagens inesquecíveis vividos por Robert Downey Jr.? Conte para nós!

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Board Games