You are here:  / Críticas / Destaque / Trailers / PERDIDO EM MARTE

PERDIDO EM MARTE

Ridley Scott sempre foi um diretor visionário, principalmente nos anos 70 e 80, onde trouxe ao mundo obras primas como ‘Alien – O 8º Passageiro’ e ‘Blade Runner – O Caçador de Andróides’, mas de uns tempos para cá, nos entregou projetos um tanto discutíveis, como é o caso de ‘Cruzada’, ‘Prometheus’ e ‘Êxodo – Deuses e Reis’.

Para se redimir, nada melhor do que voltar para o espaço e finalizar a ‘trilogia não oficial’ da ficção científica, que conta com ‘Gravidade’, ‘Interestelar’ e agora este ‘Perdido em Marte’. O roteiro é baseado no livro de Andy Weir e apesar de jogar várias teorias, trás um alívio cômico que aproxima os espectadores menos acostumados com o gênero.

As escolhas de cada personagem são incrivelmente reais, principalmente nos diálogos do diretor da NASA Teddy Sanders, vivido por Jeff Daniels, que num primeiro momento, reluta em salvar a vida do astronauta. Apesar do elenco excelente, a obra é de Matt Damon, que transforma Matt Watney num homem ágil, inteligente e engraçado, mesmo nos momentos de maior agonia. Aliás, o uso da câmera como uma espécie de diário de bordo é outra boa sacada.

Após uma tempestade no planeta Marte, Mark Watney é dado como morto e deixado para trás por sua tripulação. Sozinho e com recursos escassos, deverá contar com sua experiência como biólogo para se manter vivo e ainda encontrar uma forma de se comunicar com a Terra, para que possa ser trazido de volta.

O roteirista Drew Goddard (do excelente ‘O Segredo da Cabana’), usa três linhas narrativas: acontecimentos na Terra, na nave em que estão os astronautas que deixaram Watney para trás e no próprio protagonista, e isso poderia ser ‘um tiro no pé’ por conta do enorme número de sub-tramas, mas tudo é feito com louvor e inspiração.

Com uma trilha sonora dançante e escolhida a dedo, Scott prova que, se os Estados Unidos e a China podem trabalhar juntos e a humanidade ainda pode torcer com fervor por outro ser humano, jamais podemos duvidar de um gênio como ele.

Título Original: The Martian
Ano Lançamento: 2015 (Estados Unidos)
Dir: Ridley Scott
Elenco: Matt Damon, Kate Mara, Jessica Chastain, Kristen Wiig, Sebastian Stan, Sean Bean, Mackenzie Davis, Jeff Daniels, Donald Glover, Chiwetel Ejiofor, Michael Peña

ORÇAMENTO: 100 Milhões de Dólares
NOTA: 8,5

Por Éder de Oliveira

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca