You are here:  / Críticas / OS DONOS DA NOITE

OS DONOS DA NOITE

ocaradalocadora.com.br

Assim como em outros gêneros, no policial é fácil cair no pastiche e acabar com algo do tipo de ‘Força Policial’ que é inconstante e fraco. Se está difícil para Hollywood criar filmes do nível de ‘Scarface, ‘Pulp FIction’ ou ‘Operação França’, vez ou outra surgem exemplos como ‘Os Donos da Noite’, que pode não ser uma obra prima mas, ao menos respeita e faz bela homenagem às produções citadas acima.

Uma cena em especial captura bem isso, que é a perseguição entre três carros lá pela 1h 15min., pois tudo na filmagem é perfeito e bem sincronizado, desde a chuva, dando uma espécie de tensão maior no ar até a fotografia que, vagarosamente, escurece, conforme os acontecimentos vão ocorrendo. O trio principal formado pelo competentes Joaquim Phoenix, Mark Whalberg e o veterano Robert Duvall tem naturalidade e potência nas interpretações. Eva Mendes, mesmo sendo sensual é péssima atriz, não servindo nem como a dama em perigo da vez.

Bobby Green é gerente de uma discoteca frequentada por gangsters que estão distribuindo uma nova droga em Nova York e, por isso, o rapaz está num fogo cruzado, mas não quer se envolver. Até porque seu pai e seu irmão são oficiais de polícia (coisa que nenhum dos seus ‘amigos’ sabe). Após diversos acontecimentos, ele terá que decidir em qual lado ficar para defender a própria vida.

O roteiro de James Gray (‘Amantes’), que também assina a direção, é coeso e dá ótima guinada na questão do drama familiar. É interessante notar também que os personagens de Whalbergh aqui e em ‘Os Infiltrados’ são bem parecidos em seus preceitos e caráter. Mas o filme é de Phoenix, que tem controle impressionante sobre Bobby Green, oscilando entre o amor pela namorada, o respeito aos parentes próximos e a proposta de trabalhar para terceiros.

Se assistissem ‘Os Donos da Noite’, provavelmente Scorsese, Coppola e os mestres do gênero ficarão satisfeitos e com um sorriso de satisfação no rosto! E isso, já vale muito.

Título Original: We Own the Night
Ano Lançamento: 2007 (EUA)
Dir: James Gray
Elenco: Joaquin Phoenix, Eva Mendes, Mark Wahlberg, Robert Duvall, Alex Veadov, Dominic Colon

ORÇAMENTO: 11 Milhões de Dólares

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca