You are here:  / Críticas / Trailers / Okja, um grito pela sobrevivência das espécies

Okja, um grito pela sobrevivência das espécies

O diretor Bong Joon-ho já havia mostrado seu talento em pelo menos dois filmes bem interessantes e diferentes entre si. O primeiro foi O Hospedeiro, onde um monstro gigante ataca Seul e em segundo, o pós-apocaliptico Expresso do Amanhã, baseado numa HQ. Agora, com o aval da Netflix, monta um grito pela sobrevivência das espécies e faz uma crítica social ao sistema capitalista e a matança desordenada de animais em Okja.

Lembrando um pouco ET – O Extraterrestre, por conta da docilidade e da presença interessante da criatura, o projeto é multiétnico e tem efeitos especiais de primeira (cada textura da criatura é feita com um grau de detalhamento absurdos). No elenco estão presentes nomes como Jake Gyllenhaal, Lilly Collins, Paul Dano e a magestosa Tilda Swinton, que molda uma personagem arrogante, prepotente e lotada de pequenos cacoetes.

Se o primeiro ato fisga o espectador com carisma e uma fotografia inacreditável, o meio do filme perde um pouco da sua eficácia pois sai da questão dos questionamentos e nos entrega uma ação bem coreografada, mas um tanto fora do contexto. O terceiro ato volta a engrenar e agrega ainda mais valor a um projeto que, com toda a certeza, não veria a luz do dia se tivesse sido apresentado para empresas qualquer outra empresa do ramo – esta é a vantagem de termos o streaming atualmente.

Okja

Pôster do filme

Ao notarem que Mija não sairá de perto do animal, há uma virada incrível aqui, pois a utilização da garota como válvula de escape para melhorar a imagem da empresa, aumentar os lucros e ainda ter a população deslumbrada com tamanha “bom vontade”, Bon Joon-ho nos coloca para pensarmos em nosso próprio mundo e nessas fórmulas batidas, mas que estão sempre sendo utilizadas e dando certo. Okja é uma pequena joia bruta que deve ser visto o quanto antes pelos assinantes do Netflix.

Obs.: prestem atenção na atuação incrível da protagonista Ahn Seo-Hyun.

Sinopse de Okja:

Em 2007, a CEO de uma grande empresa, apresenta para o mundo o “super porco”, uma nova espécie de animal descoberta na América do Sul. 26 desses animais são enviados para diferentes locais do mundo, para que cada fazendeiro possa criá-lo conforme seu ambiente. Um década depois, a pequena Mija, que convive com Okja (uma super porca fêmea) desde a infância e mora com seu avô nas montanhas da Coréia, descobre que está prestes a perdê-la, pois a tal empresa fará um concurso em Nova York para saber qual é o melhor animal dentre aqueles que estiveram fora.

Título Original: Okja
Ano Lançamento: 2017 (Estados Unidos/Coréia do Sul)
Dir: Bong Joon-ho
Elenco: Tilda Swinton, Paul Dano, Ahn Seo-hyun, Byun Hee-bong, Steven Yeun, Lily Collins, Giancarlo Esposito, Jake Gyllenhaal

ORÇAMENTO: 50 Milhões de Dólares
NOTA: 8,0

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca