You are here:  / Especial CP / Obras de Dennis Lehane no cinema

Obras de Dennis Lehane no cinema

O texto de hoje vai para os amantes da literatura e da Sétima Arte, pois hoje falaremos sobre as obras de Dennis Lehane no cinema. Para quem não ligou o nome à pessoa, Lehane é um dos gênios do gênero policial na arte da escrita e a maior parte da atmosfera criada por ele é sombria e muito violenta, deixando qualquer leitor sufocado e tenso da primeira a última página.

Não demorou para que Hollywood abrisse os olhos e comprasse os direitos para adaptar projetos como Sobre Meninos e Lobos (livro de 2001, filme de 2003). Esta obra prima conta com o mestre Clint Eastwood na direção e um trio de protagonistas excelente: Sean Penn, Tim Robbins e Kevin Bacon.

A reconstrução minimalista do roteiro, a fotografia linda e os planos gerais dão o ar noir necessário a obra. Faturou os Oscares de Melhor Ator e Ator Coadjuvante, além de ter sido indicado a Filme, Diretor, Roteiro Adaptado e Atriz Coadjuvante. Particularmente é um dos melhores filmes que já vi na vida.

Em 2007, com Ben Affleck na direção, Medo da Verdade (livro de 1998) foi outra obra de Lehane vista nas telonas. Menos conhecida que Sobre Meninos e Lobos, o roteiro fala sobre dois investigadores que trabalham no caso do desaparecimento de uma garotinha. Aos poucos percebem diversas incoerências e poderão colocar tudo a perder antes de encontrar a verdade. O próprio autor ajudou a escrever o roteiro para esta transposição.

Obras de Dennis Lehane no cinema

O Paciente 67 tinha, além de toda ambientação soturna e a questão investigativa, muito suspense… e dos bons. Com a compra dos direitos para o cinema, ninguém mais ninguém menos que Martin Scorsese foi contratado para dirigi-lo. Assim nascia A Ilha do Medo, com Leonardo DiCaprio

Com uma trilha sonora excelente e uma homenagem aos thrillers de Hitchcock, foi inacreditavelmente subestimado pelo Oscar.

Já seu conto Animal Rescue, se transformou no filme A Entrega (de 2014) dirigido por Michael Roskan, roteirizado pelo próprio Lehane e estrelando Tom Hardy, Noomi Ropace e James Gandolfini. Fala sobre um homem solitário que resgata um cão, mas começa a ser perseguido por um deficiente mental. No decorrer da história, descobre a duras penas que está envolvido com a máfia.

Também em 2014, houveram fortes rumores de um seriado intitulado Ashecliffe – nome do hospital do filme A Ilha do Medo. HBO e Paramount estariam à frente do projeto, Martin Scorsese dirigiria o primeiro episódio e Lehane seria roteirista. Mas nada saiu do papel por enquanto.

Obras de Dennis Lehane no cinema

Por último, seu livro Live by Night, vencedor do Prêmio Edgar de melhor romance, que ganhou as telonas nacionais com o título de A Lei da Noite (2016), ficou novamente nas mãos de Ben Affleck como diretor e protagonista (a primeira opção foi DiCaprio), além de Elle Fanning, Brendan Gleeson e Zoe Saldana. A história nos leva a Boston dos anos 20, onde o filho de um capitão da polícia se envolve num crime durante a Lei Seca.

Além destes, o autor foi convidado para escrever os roteiros de obras ainda inéditas como A Prophet, Dark Web e a 2ª temporada do seriado Mr. Mercedes.

Mas e aí, quais das obras de Dennis Lehane no cinema você prefere? Comente com a gente!

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca