You are here:  / Críticas / Destaque / OBLIVION

OBLIVION

O que se espera de um filme de Tom Cruise? Obviamente, que ele corra, e muito, atrás de seu objetivo. Mas ao deixar de lado um pouco do heroísmo irritante que teima em aparecer em 9 de 10 filmes do ator, o diretor Joseph Kosinski, faz o espectador esquecer da persona de Cruise e torcer pelo personagem, e isso, por si só, já merece muitos créditos.

‘Oblivion’ é baseado em uma graphic novel, criada pelo próprio Kosinski e toca em pontos interessantes que estão muito presentes em nossa sociedade atual – a discussão religiosa e a forma com que a tecnologia nos molda como escravos –, cconseguino equilibrá-las com a ação ágil e coreografias de luta de encher os olhos.

Mas se a parte técnica ganha diversos elogios, o mesmo não pode ser dito para a escolha do elenco, que traz a péssima e linda Olga Kurylenko (‘007 – Quantum of Solace’), com suas caras e bocas que incomodam e Morgan Freeman (‘Invictus’), com um personagem estereotipado e que ganha um desfecho obvio e quase anti-climático.

Após um ataque, a Terra se transforma em um planeta praticamente inabitável, devido o alto índice de radiação, sem contar que a Lua foi destruída e que alienígenas vagam pelo solo. Os humanos vivem sobre as nuvens, em espécies de estações e Jack é um dos homens que trabalham no reparo dos robôs que vasculham as áreas e nos protegem. Ao encontrar uma mulher que via em seus sonhos, uma série de eventos são desencadeados e sua vida é posta em risco.

Não dá para não citar a fotografia e a construção de cenário, que são espetaculares e era o mínimo que se esperava do profissional por trás das luzes e batalhas incríveis de ‘Tron – O Legado’. A contraponto disto e para finalizar, sou obrigado a citar a forma com que Hollywood continua tratando o assunto meio ambiente e degradação da natureza, batendo sempre na ‘mesma tecla’ e não chegando a lugar algum. Por fim, valeu a tentativa e a homenagem a Hal-9000, de ‘2001 – Uma Odisséia no Espaço’, mas vamos ver se na próxima a inventividade conseguirá superar a preguiça que impera por lá!

Título Original: Oblivion
Ano Lançamento: 2013 (Estados Unidos)
Dir: Joseph Kosinski
Elenco: Tom Cruise, Nikolaj Coster-Waldau, Morgan Freeman, Olga Kurylenko, Melissa Leo, Andrea Riseborough

ORÇAMENTO: 150 Milhões de Reais
NOTA: 7,0

Comente via Facebook

Comentários

1 COMMENT

  • Blogueiros Do Brasil ( @BlogsBrasil )

    Orgulhosamente PUBLIQUEI uma ‘chamada’ para este ótimo artigo no NOVO SITE agregador de LINKS dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).

    Abraços cordiais.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas