You are here:  / Críticas / O SEGREDO DE SEUS OLHOS

O SEGREDO DE SEUS OLHOS

adorocinema.com

Se o Brasil é penta campeão mundial de futebol e sua hegemonia no esporte não se equipara aos nossos hermanos, não podemos dizer o mesmo em relação ao cinema (nosso país está numa crescente, mas ainda oscila demais).

Sem exagero algum, ‘O Segredo de seus Olhos’ é uma das melhores obras que vi em 2010 e junta suspense, drama e uma fotografia estupenda para moldar um roteiro lotado de reviravoltas e personagens excelentes. Há resquícios dos velhos noir dos anos 50 e a julgar pelas idas e vindas no tempo, o diretor Juan José Campanella (‘O Filho da Noiva’) poderia facilmente se perder, mas tem pulso firme e experiência para segurar seu longa otimamente.

Assim como é citado no título do filme, Campanella tenta entregar muita coisa através dos olhares, que por vezes, falam mais do que qualquer diálogo. Como em toda crítica especializada, tenho a obrigação de louvar tanto a sequência corajosa e genial em que a câmera entra, pelo alto e sem cortes, no estádio de futebol, quanto a fuga de Gomez (de gelar a espinha).

Benjamin Esposito trabalhou por longos anos num tribunal e agora que está aposentado, resolve escrever um romance baseado num acontecimento que viveu há tempos atrás. Em 1974, ele ficou encarregado de desvendar um brutal assassinato de uma jovem mulher, mas a Argentina passava por uma violência política muito grande, que culminou no descaso com o crime. Agora ele entrará a fundo em seus traumas e descobrirá muito mais do que imaginava.

O diálogo entre Esposito e Morales no metrô é sensacional (assim como seu desfecho), com uma densidade e tristeza ímpares. Ponto positivo então para Ricardo Darín (‘Nove Rainhas’), ótimo ator que pega a obra para si e não larga, conduzindo o espectador para dentro de um sofrimento amedrontador. 2 a 0 para a Argentina contra a gente, pelo menos no número de premiações no Oscar. Ao menos em uma coisa eles teriam que estar na nossa frente, ganhar todas fica muito chato.

Título Original: El Secreto de sus Ojos
Ano Lançamento: 2009 (Argentina)

Dir: Juan José Campanella
Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino, Guillermo Francella, José Luis Gioia

ORÇAMENTO: 2 Milhões de Euros
NOTA: 10,0

Comente via Facebook

Comentários

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca