You are here:  / Ação Conjunta / Destaque / Especial CP / Coming-of-age, o que é este gênero?

Coming-of-age, o que é este gênero?

No mundo das produções audiovisuais é muito comum que termos estranhos apareçam e normal querer saber diversas curiosidades sobre eles. Um bom exemplo é o termo coming-of-age, que tem aparecido bastante no gênero de filmes e séries. Entretanto, você sabe o que ele significa?

Produções de gênero coming-of-age narram uma história sobre amadurecer. Sendo este um gênero tanto da literatura quanto do cinema e televisão. Neles, o enredo gira em torno da juventude e, ao mesmo tempo, vamos acompanhando este crescimento.

Em geral, produções neste formato enfatizam diálogos e monólogos internos sobre eventos que aconteceram no passado ou que ainda irão acontecer. Já os temas variam entre realidades, mas sempre estão centrados na adolescência, novas responsabilidades, etc.

Ainda existe um subgênero de coming-of-age chamado bildungsroman. Ele é utilizado quando o enredo frisa algo mais psicológico e moral do protagonista, cujo caráter vai evoluindo ao longo da trama.

curtas-metragens pré-selecionados para o Prêmio ABC

Cena do seriado On My Block

Dicas de série coming-of-age

Um bom exemplo de série coming-of-age é o Original Netflix On My Block, que acabou de ter sua segunda temporada estreada. Portanto, acompanhamos a vida de Cesar, Ruby, Monse, Jamal, Olivia e Jasmine que vivem em um bairro marginalizado de Los Angeles em meio do domínio de duas gangues rivais.

Nesse interim, ficamos no meio de situações extremamente difíceis, sendo um excelente exemplo de história de amadurecimento.

A série estreou em 16 de março de 2018. Já sua segunda temporada viu a luz do dia em 29 de março de 2019. Tem sido recebida muito positivamente pela críticae no Rotten Tomatoes temos uma aprovação de 97%, sendo que a primeira temporada teve 95% e a segunda 100%.

Então, além de você conhecer mais sobre um gênero crescente, também recebeu uma excelente dica para maratonar. Gostou? Enfim, comente logo abaixo!

Confira mais postagens do Cinema e Pipoca!

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas