You are here:  / Destaque / Release / O que é alopecia? A doença autoimune de Jada Smith
o que é alopecia

O que é alopecia? A doença autoimune de Jada Smith

Ontem (27), rolou a famosa premiação do Oscar e, como de costume, se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Mas algo ofuscou os looks dos artistas, bem como os ganhadores. Estamos falando de Will Smith (Eu, Robô), que surpreendeu a todos com um tapa em Chris Rock (O Céu pode Esperar), logo depois do apresentador fazer uma piada de mal gosto sobre sua esposa, que tem uma doença autoimune. Mas você sabe o que é alopecia?

O que é alopecia?

Em julho de 2021, Jada Pinkett Smith optou por raspar os cabelos em consequência da doença autoimune, a alopecia. Diagnosticada em 2018, a atriz relatou que ficou aterrorizada ao se deparar com punhados de cabelos em suas mãos durante o banho. 

Segundo a médica dermatologista Fátima Tubini, a alopecia é uma condição que promove queda de pelos em qualquer parte do corpo. Todavia, a quantidade de cabelo perdido pode variar, desde áreas menores até o corpo todo. “Este distúrbio pode ser breve ou contínuo. A alopecia afeta diretamente o ciclo de crescimento do cabelo, que ocorre por três fases. A anágena quando acontece o crescimento dos fios. A catágena que é a de transição onde os folículos capilares encolhem. E a telógena quando o cabelo repousa de dois a quatro meses, tendo no final dessa etapa, o caimento dos fios para que se retome o ciclo novamente”, conta a dermatologista.

o que é alopecia

De acordo com Fátima, inúmeros fatores estão envolvidos para o desenvolvimento dessa doença. Dentre eles a genética e a participação autoimune.  Nesse meio tempo, é importante levar em consideração fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos, que também podem desencadear ou agravar o quadro. Em casos mais graves, também pode acometer todo o couro cabeludo.

É essencial, portanto, que a causa relacionada com a doença seja identificada. Desta forma, é possível iniciar o tratamento para aliviar os sintomas e favorecer o crescimento do pelo.

O tratamento mais correto

O tratamento deve ser realizado em conjunto com um médico dermatologista. Tudo isso porque as causas serão identificadas e direcionadas. “Os tratamentos visam controlar a doença, reduzir as falhas e evitar que novas surjam. Podendo ser injeções aplicadas no local, cremes, pomadas e comprimidos de uso oral”, afirma a médica.

Não há formas de prevenir a doença. Uma vez que suas causas são desconhecidas, procure se informar e entre em contato com o seu dermatologista de confiança, caso perceba alguma anormalidade.

Will Smith e Chris Rock, a briga é antiga!

Em 2016 que o desentendimento entre Will Smith e Chris Rock surgiu. Na época, ele e a esposa Jada, resolveram não ir à Cerimônia em protesto pela falta de representantes negros entre os indicados.

O então apresentador, falou que: “A Jada não veio. Mas ela não trabalha com televisão? A Jada boicotar o Oscar é igual eu boicotar a calcinha da Rihanna. Eu não fui convidado!

Também provocou Will, sobre não ter sido indicado a melhor ator pelo filme Um Homem entre Gigantes: “Não é justo que Will atuasse tão bem e não fosse indicado. Mas também não é justo terem pago a ele US$ 20 milhões por As Loucas Aventuras de James West”.

Jada foi curta e grossa, respondendo que: “Faz parte, precisamos seguir lutando. Temos muita coisa no mundo para cuidar. Precisamos seguir adiante”.

Dois anos depois, quando o vencedor do Oscar escreveu em suas redes sociais para sua ex-esposa, Sheree Zampino, que era a Melhor Mãe de Todos os Tempos, Chris fez questão de fazer uma ‘piada’ e mencionou Jada: “Você tem uma esposa muito compreensiva”.

E ontem, Will Smith deu um tapa em Chris Rock, logo depois do comediante debochar da condição de Jada Smith. A frase tinha a ver com o fato de que ele não esperava para ver Jada estrelando o filme Até o Limite da Honra 2, onde a protagonista no primeiro longa, Demi Moore, havia raspado a cabeça para encenar o papel.

Consegui entender melhor o que é alopecia? E o que achou da atitude dos astros? Comente com a gente!

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas