You are here:  / Críticas / O clássico O Poderoso Chefão

O clássico O Poderoso Chefão

clássico O Poderoso ChefãoNa indústria cinematográfica pode-se fazer uma comparação entre o antes e o depois do clássico O Poderoso Chefão. Antes, Al Pacino (Um Dia de Cão) não era ninguém e logo depois ergueu sua carreira. Antes, Francis Ford Coppola (a época com apenas 33 anos) havia feito o que podia para terminar a produção com orçamento apertado, depois fez as continuações com folga e com total liberdade criativa. Antes, o apuro técnico em relação aos filmes com temática de gangster era um, depois do sucesso deste título, o tratamento mudou drasticamente.

É um épico perfeito, com Marlon Brando sumindo em seu personagem com voz rouca e bochechas avantajadas e imortalizando ainda mais sua carreira e Al Pacino crescendo gradativamente como Michael. Tudo isso mesclado numa trilha sonora soberba e salpicada por uma violência que, ainda hoje, choca – a cabeça do cavalo, toda ensanguentada em cima da cama é prova disso.

Baseado no livro de Mario Puzzo, conta com um sem número de cenas que entraram para a história da Sétima Arte, dentre elas a festa de casamento, a sequência com a cabeça do cavalo na cama do diretor de cinema, o tiroteio na barraca de frutas e o tiroteio no pedágio, só para citar algumas.

No elenco de apoio há Diane Keaton (‘Alguém tem que Ceder’), James Caan (‘Dogville’), Robert Duvall (‘Os Donos da Noite’) e um experiente elenco. Arrebatou 3 Oscares (Roteiro Adaptado, Ator e Filme) e cravou seu nome como uma das maiores (senão a maior) obras de arte de Hollywood. Obrigatório ter na sua estante.

Sinopse do clássico O Poderoso Chefão:

Don Vito Corleone é o chefe da máfia na Nova York de 1945. Em troca de futuros favores, ele cede ajudas a várias pessoas. Mas com a chegada das drogas na região, outras famílias disputam a fatia deste promissor mercado. Don Corleone se recusa a aceitar a entrada dos narcóticos na cidade e com isso, sua família começa a sofrer atentados, forçando-o a mudar de opinião. Um de seus filhos, que nunca se envolveu com os negócios da família, decide proteger seu pai e todo império que ele construiu.

Título Original: The Godfather
Ano Lançamento: 1972 (Estados Unidos)
Dir: Francis Ford Coppola
Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Richard Castellano, Robert Duvall, Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte, Diane Keaton

ORÇAMENTO: 6,5 Milhões de Dólares
NOTA: 10

Comente via Facebook

Comentários

4 COMMENTS

  • Olá!
    Adorei seu blog. É algo realmente útil. E criativo também. Um blog com críticas cinematográficas. Muito bom

  • Nota 9?? Cê tá de brincadeira, meu…

  • Se o Poderoso Chefão recebeu 9, a escala das tuas análises deve parar por aí meu caro blogueiro.

  • Meu caro Márcio, deu 9 para Poderoso Chefão, pois acho o 2º episódio mais completo e perfeito que este…
    E não é porque o filme é uma obra prima que, necessariamente temos que dar a nota máxima!

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca