O ORFANATO
Hollywood poderia aprender com o atual cinema mexicano como fazer terrores e suspenses realmente significativos. Elementos das produções anteriores de Guillermo Del Toro, que aqui é apenas produtor executivo, estão lá, portanto o espectador verá crianças servindo como pano de fundo, atores espetaculares e um roteiro mesclando realidade e fantasia na medida certa.
Belén Rueda pode não ter a intensidade dramática da talentosíssima Ivana Baquero, mas impõe ritmo quando a obra começa a esfria. Isso se deve ao fato do diretor J. A. Bayona estar estreando nas telonas (havia filmado apenas seriados televisivos). Ele utiliza planos abertos, lindas fotografias escurecidas, uma trilha sonora sutil e uma montagem interessante, emanando suspense por todos os cantos.
Laura retorna ao lugar onde morou na infância, sua idéia é construir um abrigo para crianças especiais. Logo na chegada, seu filho adotivo (e portador do vírus da AIDS) começa a falar com amigos imaginários. Ela nunca dá atenção às constantes e progressivamente perturbadoras brincadeiras, até ele sumir.
Típica produção que não precisa expor os fantasmas em qualquer canto para causar medo, pois isso ocorre quando ouvimos passos por corredores, quando notamos a câmera sensível do diretor e no silêncio incômodo. ‘O Orfanato’ coloca as películas do gênero daquele país como as melhores da atualidade.
ORÇAMENTO: —
8 COMMENTS
Filme excelente! Vi no cinema e deve ficar entre os meus top ten do ano! [Spoiler:] Minha dúvida até agora: aquele menino mascarado que atacou a Laura era o filho ou “o outro”? E quem deixou as pistas para a Laura? Dúvidas, dúvidas… Anyway, o filme é porretíssima — aliás, o Del Toro sabe fazer cinema, dirigindo ou produzindo. É o cara.
Estaria os filmes de suspense americanos caindo de nível?
Fico me perguntando isso com o seu comentário. O Mèxico não produz tantos filmes de destaque, tudo bem que eu sou uma anta para filmes…
Mas tudo bem.
Bom, se você deu um oito para o filme, deve ser bom mesmo.
http://greatdj.wordpress.com/
Eu gostei muito do filme. O final me emocionou. Adoro filmes neste segmento.
Bom, respondendo a pergunta da fernanda>
Fê, seguinte… foi o menino mascarado quem atacou a Laura e deixou as pistas. "Naquela altura do campeonato" o filho dela já estava morto…
No final passa a cena do garoto caindo e Laura se lembra do barulho… bom, foi antes de tudo isso.
Fala camarada, gostei muito do seu site. Tenho um blog, fique a vontade pra me fazer uma visita.
http:\\gurudosdownloads.blogspot.com
Grande abraço.
Tipo, parece ser legal esse filme, mas ultimamente tem decaído.. q c axa?
Bjo manim!
Postei a continuação em meu blog,se quiser ler visite ele
http://evangelinescarletangel.blogspot.com/
Obrigado.
Taí um dos melhores filmes de 2008: roteiro bem amarrado, boa direção, elenco competente… e um bônus: a participação do Seu Barriga!
Não tem lógica. O simón so morreu qdo a mae dele já com a perna quebrada, vai no corredos e escuta aquela barulhera. é o garoto batendo na porta. mas quem pendeu ela, eu axo, quase com certeza q foi o tomás, o garotinho deformado.
Esse filme é mto massa, mas se reclamam, é pq ja estao habituados aos remakes de filmes japoneses, com os fantasminhas azuis q arrotam, miam ou saem d um poço após sete dias. |Lamentavel.