You are here:  / Críticas / O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR. PARNASSUS

O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR. PARNASSUS

sinedoquecultural.files.wordpress.com

 

Apesar de ‘O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus’ não ser a oitava maravilha do mundo, temos que concordar que, ao meno,s Terry Gillian montou um roteiro que julgava ser tremendamente original e tentou se desvencilhar das costumeiras amarras das indústrias cinematográficas. Mas se antigamente o diretor acertava a mão, como nos cultuados ‘Os 12 Macacos’ e ‘Brazil – O Filme’, há tempos está devendo.

É também louvável a participação e vontade dos astros Johnny Depp (‘Piratas do Caribe’) – numa aparição relâmpago –, Jude Law (‘Closer – Perto Demais’) – contido – e Colin Farrell (‘Miami Vice’) – o menos afetado de todos – em terminarem as filmagens para homenagear o falecido Heath Ledger (‘Batman – O Cavaleiro das Trevas’). Mas o destaque fica por conta de Tony Waits (‘O Livro de Eli’) e a personificação do diabo, que é totalmente caricato, desde suas roupas até seus trejeitos.

Obviamente toda parte interpretativa, principalmente no primeiro ato, é teatral e bastante corporal – o Tony de Ledger é o que mais tem estas qualidades –, toda ambientação é suja e decadente e a bela fotografia se funde a história direitinho. Mas ao entrarmos na mente do Dr. Parnassus, percebemos uma das maiores falhas do longa: os efeitos especiais, que são ruins e pouco imaginativos.

Parnassus faz uma aposta com o diabo para ganhar a imortalidade e, em troca, diz que irá entregar sua filha quando completar 16 anos. Apesar de achar que jamais teria uma herdeira, o velho se apaixona e Valentina nasce e agora o Senhor das Trevas vem para finalizar o combinado. Outra aposta é feita e desta vez Parnassus necessita entregar 5 almas ao Diabo, antes do aniversário da menina, em três dias.

O humor do antigo integrante do ‘Monty Phyton’ se foi e ficaram seus frenéticos cacoetes e exageros, tentado ganhar o espectador na base de cores berrantes e montagem de gosto duvidoso. Gillian tentou ousar tanto que acabou fazendo uma obra doida demais e inteligente de menos, sem um terço da genialidade que era mostrada nos trailers. Uma pena.

Título Original: The Imaginarium of Doctor Parnassus
Ano Lançamento: 2009 (Canadá / França / Reino Unido)
Dir.: Terry Gilliam
Elenco: Johnny Depp, Heath Ledger, Christopher Plummer, Jude Law, Colin Farrell, Lily Cole, Tom Waits

ORÇAMENTO: 45 Milhões de Dólares

Comente via Facebook

Comentários

2 COMMENTS

  • critica ridicula ,o filme e otimo,original como a muito tempo nao se via….

  • Minha querida Yasmin, gosto é gosto… acho que não temos que discutir isso! O que é bom pra mim, nem sempre pode ser pra você, portanto aceite as opiniões de 'terceiros'!

    Obrigado!

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas