O Irlandês, o filme de máfia definitivo!
Quando você for assistir às três horas e meia de O Irlandês, o filme de máfia definitivo ao lado de O Poderoso Chefão, existem algumas coisas que deve fazer antecipadamente:
- ir ao banheiro;
- levar uma garrafa de água e algumas guloseimas;
- encontrar um lugar extremamente confortável para se sentar;
- avisar para qualquer que estiver próximo que não deverá te interromper durante este período.
Com tudo isso dito, vale ressaltar a importância do projeto, que foi rejeitado por diversos estúdios e adquirido pela Netflix, que desembolsou 160 milhões, e que conta com 10 indicações ao Oscar. Caso tenha tempo e queira uma experiência mais completa e complexa sobre este gênero e sobre a evolução de um diretor, confira antes Os Bons Companheiros e Cassino.
Aqui, você terá uma aula de roteiro, recriação de época, montagem (as idas e vindas no tempo não são fáceis de serem encaixadas) e até de efeitos especiais, pois mesmo que o rejuvenescimento dos personagens pareça meio estranho num primeiro momento, há uma melhora considerável conforme o tempo vai passando.

Pôster do filme
E o trio formado por Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci é hipnotizante e a suposta lentidão narrativa é acertada, pois o espectador tem tempo para entender perfeitamente todas as camadas de cada um dos personagens e das pessoas em volta, que também são afetadas pelas escolhas de cada um. O elenco de apoio com nomes como Anna Paquin e Kathrine Narducci, por exemplo, representam a frustração, o medo e a dúvida sobre a forma com que um mafioso lida com a vida dele e dos outros.
Com altos níveis de violência e a utilização pontual de fatos históricos, O Irlandês aponta sobre a passagem do tempo, a velhice e a morte (tanto que diversos personagens são apresentados e já mostrado como foram mortos), tanto do gênero, quanto de um diretor tão genial quanto Martin Scorsese.
Sinopse de O Irlandês
Frank Sheeran é conhecido como O Irlandês e é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel. Promovido a líder sindical, ele se torna o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente.
Título Original: The Irishman
Ano Lançamento: 2019 (Estados Unidos/Reino Unido)
Dir: Martin Scorsese
Elenco: Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci, Harvey Keitel, Bobby Cannavale, Stephen Graham, Kathrine Narducci, Anna Paquin
ORÇAMENTO: 160 Milhões de Dólares
NOTA: 8,5
- Confira outras críticas no Cinema e Pipoca!
LEAVE A REPLY