You are here:  / Críticas / O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON

static.blogstorage.hi-pi.com

Ao assistir ‘O Curioso Caso de Benjamin Button’, senti saudades do David Fincher de ‘Clube da Luta’ ou ‘Seven – Os Sete Crimes Capitais’. Não que seu novo filme seja uma total perda de tempo, mas é um épico pouco emocional, calcado na imagem do galã Brad Pitt – no terço final seu rosto se confunde com o de uma boneca de porcelana, tamanha ‘perfeição computadorizada’ – e feito única e exclusivamente para arrebatar prêmios mundo afora.

O roteiro fantástico de um homem que nasce velho e vai rejuvenescendo ao longo dos anos, renderia uma obra prima lindíssima caso o comandante fosse outro. Seu primeiro ato é até promissor, mas o roteiro de Eric Roth se alonga muitíssimo, dando sérios sinais de desgaste. Outra situação que me incomodou, foi o fato de algumas passagens e revelações serem tão clichês, que já sabia a próxima cena antes mesmo delas acontecerem.

A maquiagem está sublime, a fotografia e a reconstrução da época idem, mas como não deixar de citar ‘Forrest Gump’ nesta crítica – já que o roteirista foi responsável pelas duas películas –, pois há semelhanças gritantes entre os dois personagens centrais e todo ambiente que os envolve. Cate Blanchett (‘Não Estou Lá’) está pragmática e sem brilho ao dar vida a Daisy, ao contrário de Tilda Swinton (‘Código de Conduta’) e as narrações em off (que não são poucas) irritam.

Fincher nunca esteve tão perdido, levando ângulos nervosos em sequências inoportunas, mescla a história americana – e seus ‘heroísmos’ – com a de Button e colocando uma idosa moribunda para nos fazer chorar. Não é preciso esperar as 2 horas e 47 minutos para percebermos a capacidade do diretor em criar muitos maneirismos com sua mão pesada e poucas imagens que valham realmente a pena. Assim como o furacão Katrina que vai assolar Nova Orleans, ‘O Curioso Caso de Benjamin Button’ assola nossos neurônios com todas as pieguices e despreparo do cinemão hollywoodiano.

Título Original: The Curious Case of Benjamin Button
Ano Lançamento:
2008 (EUA)

Dir.: David Fincher
Elenco:
Brad Pitt, Cate Blanchett, Tilda Swinton, Elle Fanning, Jason Flemyng, Elias Koteas

ORÇAMENTO: 150 Milhões de Dólares

Comente via Facebook

Comentários

1 COMMENT

  • Esse filme é fascinante, ele me remete á minha própria vida, porque minha namorada é vinte anos mais velha do que eu e sei que mais cedo ou mais tarde…. pra ser exato daqui á uns vinte anos eu estarei com a idade dela hoje. E ela terá sessenta anos.
    Mas isso não me incomoda porque eu falo pra ela que nascemos um para o outro na hora certa, e no momento certo.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca