You are here:  / Críticas / O CAÇADOR

O CAÇADOR

leokidman-nosfazemosadiferenca.blogspot.com

 

O cinema coreano, de uns tempos para cá, vem dando passos largos para uma hegemonia criativa pouco vista em outros países. Obviamente que assim como no Brasil, os filmes de lá levam peculiaridades ímpares, que poderiam divagar com nosso modo de pensar e ver tais obras. Porém, nomes como Park Chan-Wook, Bong Joon-ho, Je gyu Kang ou mesmo o diretor deste ‘O Caçador’, Hong-Jin Na, ultrapassam limites culturais e nos presenteiam com obras de rara beleza e percepção.

A violência aqui é crua e desde os primeiros instantes o roteiro insere um suspense quase insuportável para o espectador (assim como escancara uma crítica ao sistema judicial), ainda mais por saberem usar a fotografia escurecida para o próprio benefício, sem exageros ou panfletagens baratas. Diferentemente de títulos como ‘Old Boy’, ‘O Hospedeiro’ e ‘A Irmandade da Guerra’, o tom sarcástico pode até existir, mas é ofuscado pelos diálogos cortantes e pelos enquadramentos geniais.

Jung-ho é ex-policial que ganha a vida como cafetão. Ultimamente várias de suas garotas sumiram, deixando-o lotado de dívidas. Num dia, Mi-jin é enviada para um cliente e também desaparece e após algumas coincidências, Jung-ho decide ir atrás do homem, pois desconfia ser ele o sequestrador. Ao ser preso, o jovem confessa o crime mas, sem provas concretas, é solto e o ex-policial decide ir sozinho e investigar o paradeiro da garota.

A química entre o detetive e a garotinha, filha de Mi-jin, poderia dar a película ares de canastrice, mas apenas aumenta o poder da história e crava ‘O Caçador’ como um dos grandes achados do gênero policial dos últimos tempos. Outra coisa pouco comum é a tensão, que surge muito potente no primeiro ato, diminui para dar espaço ao drama no meio e retorna com igual força no terço final. Que a criatividade oriental continue elevada por várias e várias décadas.

Título Original: Chugyeogja
Ano Lançamento: 2008 (Coréia do Sul)
Dir.: Hong-jin Na
Elenco: Yun-seok Kim, Jung-woo Ha, Yeong-hie Seo, In-gi Jung, Hyo-ju Park

ORÇAMENTO: —

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas