You are here:  / Críticas / Premiações / NEBRASKA

NEBRASKA

Por que inserir uma fotografia preto e branco em um filme que se passa nos dias atuais? Simplesmente porque o excelente diretor Alexander Payne trata ‘Nebraska’ sob a ótica de um senhor que está no fim de sua vida e que quer deixar alguma lembrança alegre para sua família, após anos de bebedeira e exageros.

Os Estados Unidos que vemos através da câmera de Payne é rústico, onde o machismo é algo impregnado no sangue dos homens e a tristeza por conta da derrocada do american way of life está estampada no rosto de cada um e a ganância ultrapassa o limite do bom senso. O misto de lucidez e desordem, comuns na terceira idade – e presentes no personagem de Bruce Dern –, contrastam este tipo de sentimento dos cidadãos de classe média e baixa daquele país.

Aliás, ‘Nebraska’ é todo de Dern (Amargo Regresso) e da reclamona Kate Grant, vivida com garra por June Squibb (Encontro Marcado) e nada dos que interpretam os filhos do casal, ou seja, Will Forte (Vizinhos Imediatos em 3º Grau) e Bob Odenkirk, que aqui têm a função de serem meros boçais daquele universo – a cena em que roubam algo equivocadamente sintetiza bem isso.

Após receber uma propaganda pelo correio, um senhor chamado Woody decide ir para Nebraska e receber seu prêmio de US$ 1 milhão. David, seu filho, decide levá-lo, não sem antes passar na casa de alguns parentes. A confusão fica maior ainda, quando Woody conta a todos que se tornou milionário e todos agora cobiçam a fortuna que não existe.

Os Descendentes’ pode ter sido um filme que fincou os pés do diretor e agradou em cheio os votantes da Academia, mas é com este road movie – que mostra pouco, ou quase nada do passado dos personagens – que Payne entra no hall dos profissionais mais talentosos de hoje em dia em Hollywood, pois trata a questão humana com a delicadeza e competência que poucos conseguem.

Título Original: Nebraska
Ano Lançamento: 2013 (Estados Unidos)
Dir: Alexander Payne
Elenco: Bruce Dern, Will Forte, Bob Odenkirk, Stacy Keach, Devin Ratray, Rance Howard, Missy Doty, June Squibb

ORÇAMENTO: 13 Milhões de Dólares
NOTA: 7,5

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas