You are here:  / Mostra / Release / Mostra Gorutuba de Cinema

Mostra Gorutuba de Cinema

A cidade de Janaúba está localizada no Norte de Minas Gerais. Ela irá sediar a Mostra Gorutuba de Cinema com exibições de filmes ao ar livre, apresentações musicais e rodas de conversa. O festival acontece de 18 a 20 de novembro, quinta a sábado. Sempre respeitando todos os protocolos vigentes para evitar a disseminação da Covid-19.

A Mostra Gorutuba de Cinema é uma realização da Arte em Movimento com recursos da Lei Aldir Blanc. Através do Ministério do Turismo e Governo de Minas Gerais. A cineasta e coordenadora da iniciativa, Patrícia Antunes, cita que a intenção é aproximar o público de Janaúba e da região da produção do cinema nacional contemporâneo. “Queremos estimular a formação de plateia, promover o debate sobre cinema e ocasionar o resgate de importantes festivais realizados no Brasil, fazendo circular a linguagem cinematográfica no cotidiano das pessoas e das comunidades da região”, explica.

A coordenadora afirma que a Mostra Gorutuba de Cinema deve entrar no calendário cultural da região. “Estamos construindo um evento contínuo e a cada ano queremos trazer um festival de cinema brasileiro como convidado especial, como nesta edição inaugural, que vai contar com o Festival de Cinema do Paranoá, de Brasília. A proposta é trazer coordenadores, cineastas e a grade de programação de grandes festivais de cinema que acontecem no Brasil para aproximar o público da cidade e região da cultura universal”, conta.

Mostra Gorutuba de Cinema, mais sobre o evento

“O objetivo deles está alinhado com o nosso, que é descentralizar a produção e a circulação do cinema brasileiro de curtas-metragens. A relevância do festival na capital federal pode ser comprovada com números, já que nas suas três primeiras edições, recebeu mais de 1000 inscrições e distribuiu quase trinta mil reais em prêmios para realizadores, diretores, produtores e cineastas de todo o Brasil”, relata Patrícia.

A identidade visual do festival foi criada pelo artista plástico Menote Cordeiro, que é de Janaúba. “Além do talento inegável e da marca que ficou maravilhosa, ter um artista da cidade conosco é, também, uma forma de valorizar a região. A Mostra Gorutuba de Cinema nasceu de um processo de reflexão sobre a realidade da região do Vale do Gorutuba”, revela.

A Programação da Mostra Gorutuba de Cinema

18 de novembro. Quinta-feira

17h – Primeiramente, o Cortejo pelas ruas da cidade para chamar a população.

19h30 – Em seguida, a Abertura. Primeira sessão de Filmes.

22h – Bem como, o Show Bruno e Fabiana.

19 de novembro. Sexta-feira

17h30 – Primeiramente, a apresentação para público infantil.

18h30 – Em seguida, a Mostra de filmes infantis.

20h – Bem como, a Segunda sessão de filmes.

22h – Enfim, o Show Os Pedritos

20 de novembro (Dia da Consciência Negra). Sábado

16h – Primeiramente, a Roda de conversa: A história dos Quilombolas e a importância do Cinema na formação da sociedade.

20h – Em seguida, a Terceira sessão de filmes.

21h30 – Bem como, o Encerramento.

22h – Enfim, o Show Elsinho do Forró.

A programação detalhada está disponível no site http://arteemmovimento.org/

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca