You are here:  / Críticas / Destaque / Trailers / Lion – Uma Jornada para Casa, drama eficaz e comovente

Lion – Uma Jornada para Casa, drama eficaz e comovente

Lion – Uma Jornada para Casa tem quase duas horas de projeção, mas este projeto dirigido pelo desconhecido Garth Davis, ganha o espectador nos primeiros cinco minutos. Tudo por conta da escolha de Sunny Pawar, ator que faz a versão criança de Saroo, seu olhar de sofrimento e a pavorosa sensação de estar perdido são retratadas com louvor pelo garoto.

Davis ainda tem a ótima sacada de levar a câmera para longe e dar a total dimensão do quanto aquele menino é pequeno diante do mundo que irá enfrentar. Há uma construção clássica aqui, com três atos claramente separados e uma consciência narrativa que trabalha bem os clichês presentes no caminho.

Dev Patel (Quem Quer ser um Milionário?) é monstruoso e mostra que seu personagem tem a preocupação de não magoar sua mãe adotiva – por isso deixa de contar sua busca pela família indiana –, mas também deseja saber sua origem para ser um ser humano completo, é uma atuação minimalista e preocupada em nos fazer crer na realidade dos fatos, já Nicole Kidman (quem diria) sai do terreno comum, se despe da beleza estonteante e vive uma mãe aflita que decide adotar dois filhos ao invés de gera-lo.

Nesta caminhada indesejada de Saroo (onde flashbacks são bem inseridos), ele passa por percalços que mostram que o mundo pode ser um lugar cruel, mas também um lugar mágico, onde perdas, amadurecimento e escolhas fazem parte deste processo e mesmo que Patel e Rooney Mara não tenham uma química interessante, nada tira nossa imersão.

Lion

Foto: Poster do filme

Aos cinco anos, Saroo se perde do irmão em uma estação de trem e começa a morar na rua. Vai para um orfanato e é adotado por um casal australiano, mas após algumas décadas, decide ir atrás de sua família biológica, montando um quebra com imagens que ainda guarda na mente.

Baseado em fatos reais, fica quase impossível imaginar as coisas pelo qual este garoto vivenciou e é por essas e outras que quando chegamos no terceiro ato, as lágrimas escorrem facilmente pelo rosto. O reencontro dele com seu país de origem é nada menos que singelo e alivia a alma do espectador. Vale cada segundo.

Título Original: Lion
Ano Lançamento: 2017 (Austrália/Reino Unido/Estados Unidos)
Dir: Garth Davis
Elenco: Dev Patel, Nicole Kidman, Rooney Mara, David Wenham, Sunny Pawar

ORÇAMENTO: 12 Milhões de Dólares
NOTA: 9,0

Por Éder de Oliveira

Indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca