You are here:  / Críticas / Destaque / LINCOLN

LINCOLN

Steven Spielberg (‘Cavalo de Guerra’) quer, assim como qualquer outro cidadão norte-americano, provar que o espírito nacionalista continua em alta, quer nos fazer acreditar que o mandato de Barack Obama possa, assim como o de Abraham Lincoln, ser um espelho para o mundo. E não haveria momento mais propício para isso ocorrer do que agora.

Daniel Day Lewis (Sangue Negro), inspiradíssimo, traz um protagonista que parece levar o peso de uma nação inteira em suas costas arqueadas e um constante cansaço em sua voz. Já Tommy Lee Jones (MIB – Homens de Preto) parece incomodado, deixando assim, uma certa desaprovação no ar em relação à sua indicação ao Oscar de ator coadjuvante. E há de se comentar também sobre Joseph Gordon Levitt (‘Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge’), que não atrapalha em nada o andamento do filme e David Strathairn (Boa Noite e Boa Sorte) que já teve momentos muito melhores.

A reprodução de época e o figurino são de encher os olhos de qualquer espectador, além de diálogos pontuais e entrecortantes, marcando o quão severa a mente humana pode ser. Ao longo de oscilantes 120 minutos, conhecemos um dos homens mais icônicos dos Estados Unidos, além de sua vida familiar bastante desequilibrada, ou seja, Spielberg tenta desmistificar todo aura perfeita e heroica dele.

No final de seu mandato, Abraham Lincoln participa de um episódio extremamente importante para aquela nação. Dividido entre escolhas que serão pontuais para o futuro, como a abolição da escravatura e o fim da guerra civil.

Caso o espectador não conheça um pouco da vida de Abraham Lincoln poderá sentir-se perdido, pois o diretor já supõe que temos, ao menos, uma pequena noção de quem era o ex-presidente. Mesmo contendo um tema tão rico e amplo, a falta de um espírito menos conservador mancharam o projeto e fizeram deste um filme completamente esquecível.

Título Original: Lincoln
Ano Lançamento: 2012 (Estados Unidos)
Dir: Steven Spielberg
Elenco: Daniel Day-Lewis, Sally Field, David Strathairn, Joseph Gordon-Levitt, James Spader, Hal Holbrook, Tommy Lee Jones, John Hawkes, Jackie Earle Haley

ORÇAMENTO: 65 Milhões Dólares
NOTA: 5,0

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca