You are here:  / Críticas / Destaque / Trailers / Invocação do Mal 2 continua elevando o gênero terror

Invocação do Mal 2 continua elevando o gênero terror

Quando James Wan estreou nas telonas, com o terror Jogos Mortais conseguiu fazer milagre e multiplicou o mísero orçamento de pouco mais de um milhão de dólares (fez 100 milhões nas bilheterias mundiais) e deu à saga outros seis filmes. De lá para cá, ganhou experiência e respeito dos estúdios e mesmo passeando por outros gêneros, é no terror que ele se sente mais à vontade.

Invocação do Mal 2 continua as aventuras macabras de Ed e Lorraine Warren e aqui o diretor tem mais tempo para trabalhar as nuances do casal e mostrar para o espectador o quanto este ‘trabalho’ os afeta física e psicologicamente. Não há novidades no roteiro de Walter Hamada, Dave Neustadter e do próprio Wan, mas os clichês são trabalhados de maneira exemplar (há portas batendo, reflexos na água, barulhos estranhos e tudo o que o fã do gênero ama).

A câmera passeia sem cortes pelos cômodos ao apresentar a casa dos Hodgson, família que vive no subúrbio da Inglaterra e se vê afetada por um fenômeno inexplicável. Desde a poltrona, reclusa no canto da sala, passando pela parede descascada e caindo aos pedaços, até chegar no porão, tudo poderá ser utilizado para levar medo a quem assiste, portanto, segure sua pipoca e seu refrigerante com força.

E falando em medo, há pelo menos dois ou três excelentes sequências, onde senti minha espinha congelar – aquela freira demoníaca (que provavelmente ganhará um filme solo) e a explicação do porquê ela existe é muito funcional – e a fotografia, que vai ganhando tons diferenciados e passa da cor pastel para a escuridão total, são um achado.

A recriação da década de 70 é maravilhosa e as atuações dão show, mas é Madison Wolfe que rouba a cena ao interpretar Janet Hodgson. A diferença na questão orçamentária, se comparada com o filme de 2013, é gritante, mas em duas cenas acaba atrapalhando por conta do uso da computação gráfica. No mais, Invocação do Mal 2 é deliciosamente assustador e uma continuação a altura do original.

Sinopse de Invocação do Mal 2:

Ed e Lorraine decidiram ‘tirar férias’ e deixar os exorcismos de lado, mas o demônio insiste em aparecer em suas vidas. Desta vez, sete anos após os acontecimentos anteriores, viajam para a Inglaterra, mais precisamente na cidade de Enfield, a pedido da Igreja Católica, para desvendar algumas manifestações poltergeist ocorridas numa garota. Como já é sabido, o ‘buraco é mais embaixo’ e a parada vai ser mais difícil do que imaginavam.

Título Original: The Conjuring 2: The Enfield Poltergeist
Ano Lançamento:2016 (Estados Unidos)
Dir: James Wan
Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Frances O’Connor, Madison Wolfe, Simon McBurney, Franka Potente

ORÇAMENTO: 50 Milhões de Dólares
NOTA: 8,5

Por Éder de Oliveira

Comente via Facebook

Comentários

2 COMMENTS

  • Parece um bom filme.

    • E é sim, um excelente filme, principalmente se você for fã do gênero. Obrigado pelo comentário!

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca