You are here:  / Críticas / INVICTUS

INVICTUS

www.popcornnights.com

 

É fácil percebermos o quanto a desigualdade e descriminação são maquiados em nossa sociedade, pois assim parecemos mais civilizados e unidos. E é com esta questão moral que Clint Eastwood (‘Menina de Ouro’) discute o tema no seu mais novo longa, estrelado por Morgan Freeman (‘Os Intocáveis’) e Matt Damon (‘O Desinformante’).

Muito mais do que apenas um esporte, o rugby na África do Sul pós-apartheid, era visto e praticado apenas por brancos e Nelson Mandela, ao ser eleito presidente após anos na prisão, decidiu tentar a unificação do país começando por ali e dando apoio para a desacreditada seleção nacional, que disputaria a Copa do Mundo. Cabe  ainda hoje, aos próprios sul-africanos, continuarem moldando o futuro da nação, tendo em vista tudo aquilo plantado por Mandela.

Eastwood tem tanto amor pelo cinema que comentar dele com imparcialidade é realmente difícil e, mesmo tendo no roteiro de Anthony Peckham os costumeiros clichês e inúmeras sequências cansativas em câmera lenta, a honestidade e sabedoria deste senhor de 80 anos é vista em todos os cantos. Freeman é outro gênio e encarna Mandela com perfeição – por vezes me peguei achando que era o presidente verdadeiro.

‘Invictus’ é, acima de tudo, um grito por igualdade social e racial, mas também prova o poder que o perdão pode ter quando as pessoas estão cegas e longe da racionalidade que a situação pede. Por fim, o rugby fica em segundo plano e Peckham acerta, ao colocar nos dois primeiros atos toda construção dos personagens e das pessoas que os cercam. Se é difícil encontrar algo eficiente e bem feito nos multiplex, sempre tem Eastwood e nesse você pode confiar.

Título Original: Invictus
Ano Lançamento: 2009 (EUA)
Dir.: Clint Eastwood
Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge, Patrick Mofokeng, Matt Stern, Julian Lewis Jones

ORÇAMENTO: 60 Milhões de Dólares

Comente via Facebook

Comentários

1 COMMENT

  • Ótima resenha. Boa indicação. Adoro cinema e seguir seu blog me parece uma boa pedida.
    Te convido para conhecer o meu espaço e tomar um chocolate comigo.
    Beijos e seguindo…

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas