You are here:  / Críticas / INVERNO DA ALMA

INVERNO DA ALMA

filmes.etc.br

A Academia sempre dá uma oportunidade para as produções independentes no Oscar, vide ‘Pequena Miss Sunshine, ‘Preciosa’ e em menor escala, podemos considerar até ‘Distrito 9′. Neste ano não foi diferente e ‘Inverno da Alma’ está lá, indicado na principal categoria para provar isso a quem quiser ver. Mas será que merecia estar entre os finalistas?

É fato que existem grandes méritos no decorrer dos 100 minutos de projeção, como a belíssima atuação de Jennifer Lawrence, lotada de uma tristeza e sinceridade tocantes, assim como John Hawkes (‘O Gangster’). Os dois, aliás, concorrem também aos prêmios de Melhor Atriz e Ator Coadjuvante, respectivamente, mas os deslizes também se equiparam a esses acertos.

Talvez, entender as motivações dos personagens secundários, num primeiro momento, seja um tanto complexo, mas por causa disso a química do espectador com Ree Dolly se fortaleça bastante até o desfecho, pois ela vai montando o quebra cabeças juntamente conosco. Mas se esse drama com leves toques de suspense tem força nesses aspectos, perde pontos importantes no tratamento do roteiro, muito lento e por vezes burocrático.

Ree Dolly é uma jovem de 17 anos que cuida de dois irmãos menores e da mãe doente. Eles moram no meio do nada, numa região montanhosa chamada Ozark. O patriarca da família que havia sido preso por tráfico de metanfetamina, foi solto, mas não compareceu a um determinado ato judicial e, para piorar, colocou a casa onde moram como garantia. Para não perdê-la, a garota tem que conduzi-lo às autoridades, mas essa tarefa guarda diversas surpresas.

Debra Granik, diretora estreante, consegue ótimas tomadas e uma fotografia hipnotizante e sombria, mas toca numa fórmula muito gasta. ‘Inverno da Alma’, assim como tantos outros, estará esquecido nas prateleiras das lojas num futuro próximo. Uma pena, pois tinha potencial para ser muito mais que isso!

Título Original: Winter’s Bone
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: Debra Granik
Elenco: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Kevin Breznahan, Dale Dickey, Garret Dillahunt

ORÇAMENTO: 2 Milhões de Dólares


PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:
* O que você achou de INVERNO DA ALMA ?
* Gosta deste método da Academia, de sempre abrir espaço para um produção independente ?


INDICAÇÕES AO OSCAR 2011:
Melhor Filme, Melhor Atriz (Jennifer Lawrence), Melhor Ator Coadjuvante (John Hawkes) e Melhor Roteiro Adaptado. Só de estar entre os principais indicados na categoria principal já é uma vitória. A possibilidade de ganhar algo é quase nula.

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas