You are here:  / Críticas / Destaque / Premiações / INDOMÁVEL SONHADORA

INDOMÁVEL SONHADORA

Sempre nas nomeações do Oscar surgem aqueles filmes independentes que chamam a atenção da Academia como ‘As Sessões’, ‘Moonrise Kingdom’ ou este ‘Indomável Sonhadora’. O drama em questão tem como maior trunfo a atriz principal chamada Quvenzhané Wallis de apenas 8 anos de idade, que  dá uma aula de interpretação dramática para muitas estrelas de Hollywood.

Diferentemente das atitudes extremamente adultas e incômodas do protagonista de ‘O Impossível’, aqui entendemos todas as necessidades de Hushpuppy em relação ao mundo que a cerca. Este amadurecimento prematuro é contrastado com alguns sonhos e fantasias que apenas uma criança conseguiria criar, sem contar a pressão de viver em um ambiente machista e opressor -seu pai a trata, na maior parte do tempo, como um garoto.


Além disso, Wink, vivido por Dwight Henry, é sóbrio nas horas necessárias e severo em outras, assim como acontece nas narrações em off que nunca são piegas e pontuam bem tudo o que pensam e sentem. Ao colocar lado a lado a pobreza descomunal de uma favela e as belezas naturais da região ao redor, o diretor Benh Zeitlin consegue fazer seu conto de fadas às avessas ser também uma critica social severa.

Hushpuppy é uma garota que vive em uma comunidade isolada e descobre que seu pai está com uma grave doença. Certo dia, uma tempestade devasta o local e agora os dois que passaram a viver dentro de um barco, saem a procura de mais sobreviventes.

Por vezes o próprio roteiro se perde e parece não saber ao certo qual momento é real e qual é ilusão, mas emociona, assim como a sublime edição de som.
Não fosse a entrega e as expressões firmes de Wallis que carrega ‘Indomável Sonhadora’, praticamente nas costas, teríamos um projeto esquecível e pouco lembrado nas premiações.

Título Original: Beasts of the Southern Wild
Ano Lançamento: 2012 (Estados Unidos)
Dir: Benh Zeitlin
Elenco: Quvenzhané Wallis, Dwight Henry, Levy Easterly, Lowell Landes, Pamela Harper, Gina Montana

ORÇAMENTO: 1,8 Milhões Dólares
NOTA: 7,5

Comente via Facebook

Comentários

1 COMMENT

  • Blogueiros Do Brasil (@BlogsBrasil)

    Orgulhosamente programei uma ‘chamada’ para este ótimo artigo no site agregador de conteúdo dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).

    Será publicado em 18/02/2013 , no decorrer do dia.

    IMPORTANTE : As visitas aparecerão no
    Google Analytics e em outras ferramentas
    similares como originadas na URL
    http://ads.tt/ .

    Abraços cordiais.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Pipocast

Séries

Entrevistas