You are here:  / HQ/Livros / HQ/Livros | O Exorcista, a obra prima de William Peter Blatty

HQ/Livros | O Exorcista, a obra prima de William Peter Blatty

Se o projeto dirigido por William Friedklin é considerado por muitos o maior filme de terror de todos os tempos, o que dizer da obra que o inspirou? O Exorcista, a obra prima de William Peter Blatty, foi lançado em 1971, vendeu horrores e ficou entre os mais vendidos na lista do The New York Times por várias semanas e foi relançado em 2011, numa versão revisada pelo autor.

Dizem ter sido baseado num caso real de possessão em um garoto de 13 anos chamado Ronald na cidade de Maryland e devidamente relatado por jornais locais. Seu sofrimento durou por volta de seis semanas, até ser exorcizado por um padre numa sociedade de parapsicologia amadora.

Após quarenta e poucos anos de seu lançamento, a obra continua visceral? Com certeza! Tendo em vista que as páginas em questão expandem diversos pontos que o cinema não mostrou. A começar pelo desenvolvimento de Chris e Regan, pois o leitor entende que está lidando com uma história de amor entre uma mãe recém separada e uma filha que está naquela transição entre criança e adolescência.

Friedklin, por conta do tempo de duração de um filme, só resvala na questão entre a fé e a falta dela, já o livro explora melhor este ponto, assim como a discussão entre religião e ciência. Aliás, o padre Karras é demasiadamente assolado pelo sentimento de culpa no falecimento de sua mãe (a disputa psicológica que o demônio faz com ele é atordoante). Mas a cereja do bolo chega quando o padre Merrin fica frente a frente com a entidade e notamos o grau de ligação entre estes dois personagens marcantes.

A narrativa utilizada pelo autor inicia-se morna, mas nunca gratuita ou pouco envolvente e vai, gradativamente, se elevando até chegar num momento de tensão máxima – o único ponto negativo é a inserção do detetive Kinderman. O leitor sentirá o frio quando os personagens abrem a porta do quarto da garotinha possuída, quase escutarão a voz do demônio e, se lerem à noite serão assolados por um frio na espinha e a sensação de ‘alguém por perto’.

Fui apresentado ao livro no Ensino Fundamental, na biblioteca da escola, mas por conter muitas páginas para uma criança que começava sua vida como leitor, desisti rapidamente. Foi só agora, em 2017, que retornei àquele universo tenebroso e me encantei ainda mais por este trabalho.

O Exorcista, a obra prima de William Peter Blatty

[Sinopse de O Exorcista, a obra prima de William Peter Blatty]

Assolada por uma doença onde os melhores especialistas não conseguem entender, a jovem Regan está prestes a perder a vida, quando sua mãe, em um ato de desespero, chama um padre para exorcizá-la. Reticente no início, ele descobre um ser hostil e extremante poderoso.

E você, acha O Exorcista, a obra prima de William Peter Blatty?

Autor: William Peter Blatty
Nº de Páginas: 348 aproximadamente
Preço atual: R$43,90
Distribuição: Nacional

Confira mais em nossa coluna de Livros/HQs!

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca