You are here:  / Entrevistas / Esta no Wattpad / ESTÁ NO WATTPAD – ‘HOLLEN ANJO CAÍDO’

ESTÁ NO WATTPAD – ‘HOLLEN ANJO CAÍDO’

Utilizando mitologia angelical, contextos bíblicos e um texto muito bem escrito, o autor Fernando Raposo conseguiu se destacar na rede social Wattpad com a história “Hollen Anjo Caído”. O livro conta a história de Hollen, um dos muitos anjos que, sob o comando de Lúcifer, se rebelaram contra Deus após Ele ter realizado sua mais importante criação: o homem. Após a guerra celestial, que resultou na derrota dos rebeldes, o grupo foi exilado no inferno e Lúcifer, sedento por vingança, começa a interferir no plano terreno, criando desavenças entre os homens. E, nesse contexto, Hollen vai, aos poucos, se arrependendo de ter se voltado contra Deus e desejando regressar aos braços divinos.

A saga do anjo caído tem um texto muito bem trabalhado e escrito, com batalhas velozes e ricas em detalhes, além de personagens secundários interessantes, como uma feiticeira que tem o poder de criar e controlar seres elementais e o anjo negro sem asas Moratus. O sentimento de arrependimento do personagem Hollen e sua busca por redenção consegue aproximar o leitor da história, cria empatia, e facilita a inserção do leitor em uma mitologia não tão recorrente em nossa cultura como é a angelical.

“Hollen não chega a ser um vilão ou um anti-herói, mas sim alguém que persegue algo que todos nós buscamos: aceitação. De uma forma ou de outra procuramos nossa redenção diariamente. Isso é um aspecto bem humano. Acho que o que mais atrai o público são os conflitos do herói. De uma maneira ou outra o leitor se identifica, se não consigo, com a conjuntura que se vive nos dias de hoje”, comentou Raposo.

Na batalha entre céu e inferno de “Hollen Anjo Caído”, certamente quem ganha é o leitor. Confira abaixo a entrevista que fizemos com Fernando Raposo.

ENTREVISTA

Cinema&Pipoca – Olá Fernando, obrigado por ter aceitado nosso convite.
Fernando Raposo – Eu que agradeço.

CP – Há quanto tempo você está no Wattpad e qual sua opinião a respeito desta rede social?
FR – Estou utilizando o Wattpad há 7 meses e até o momento estou satisfeito. Precisava de uma plataforma para divulgar o livro e receber retorno dos leitores. Felizmente tenho recebido muitas mensagens positivas. Em minha opinião, o aplicativo está aprovado!

CP – Você desenvolveu métodos de divulgação diferenciados além dos tradicionais, como a fanpage e o booktrailer. Qual a repercussão dessas novas ferramentas?
FR – Uma das primeiras coisas que imaginei para o meu livro era uma capa profissional. Contratei um amigo diretor de arte que tem um acabamento altamente diferenciado. Apresentei o rascunho de como queria e o resultado me agradou muito. Esse foi o primeiro passo no processo de divulgação, precisava de uma imagem acachapante para chamar a atenção do público. Utilizo atualmente as redes sociais como o Facebook e o Twitter e também os formadores de opinião, como os sites e blogs literários. A internet é uma ferramenta poderosa e pretendo usar seus recursos incansavelmente para divulgar o meu livro.

CP – Percebe-se, ao ler o livro, a afinidade que você tem com a mitologia angelical. Por que optou por uma história com esse tema e como foi a pesquisa desse universo?
FR – Sempre me interessei por história e mitologia. Cresci jogando RPG com os amigos e lendo quadrinhos. A religião também sempre esteve bem próxima. Minha mãe sempre me levava à Igreja e a curiosidade em torno dos anjos começou a ganhar força quando descobri que Deus também era conhecido como o “Senhor dos Exércitos”. Imaginei logo um amalgama de mitologia com quadrinhos e religião. Mas a cereja do bolo foi o filme “Anjos Rebeldes”. Tudo mudou depois daquilo, pois houve uma desconstrução da imagem tradicional dos seres angelicais, multiplicando as expectativas em torno desses seres de luz. A Bíblia foi a base de tudo.

CP – Os anjos caídos têm a personalidade mais trabalhada que os celestiais em seu livro. Você acha que personagens vilanescos ou anti-heróis são mais atraentes para o leitor?
FR – De certa forma sim. À bem da verdade, o protagonista começa o livro despedaçado, enfraquecido e ao longo da jornada, vai se redescobrindo. Hollen não chega a ser um vilão ou um anti-heroi, mas sim alguém que persegue algo que todos nós buscamos: aceitação. De uma forma ou de outra procuramos nossa redenção diariamente. Isso é um aspecto bem humano. Acho que o que mais atrai o público são os conflitos do herói. De uma maneira ou outra o leitor se identifica, se não consigo, com a conjuntura que se vive nos dias de hoje.

CP – Quais foram suas principais inspirações para escrever esse livro?
FR – Escrever sempre foi um sonho, mas nunca o coloquei em prática. Dizem que para escrever um livro você precisa saber como ele termina. Com este livro não foi bem assim. Sabia o seu início, mas a trama foi sendo construída aos poucos. Em alguns momentos era tomado por insights e largava tudo que estava fazendo para anotar as ideias. Isso que é o mais legal em escrever, o mistério e as descobertas que você passa a ter ao longo da jornada. O personagem em si já existia em meu universo de quadrinhos. Também sou ilustrador e criei o Hollen há alguns anos. A princípio escreveria outro livro, com uma ideia que vagueia minha mente desde a adolescência e precisava treinar minha escrita e desta forma escrevi o que se tornou a “parte um” do livro. Era um conto isolado. Postei na saudosa “Skynerd”, a antiga rede social do “Jovem Nerd” e ao receber elogios e mensagens de apoio, me perguntei “o que virá depois?”. Seguindo esse raciocínio, escrevi a “parte dois” e tudo começou a ganhar forma.

CP – Além de autor, você também lê livros no Wattpad? Se sim, qual você indica?
FR – Leio sim. Gostaria de ler mais. Um livro que se destacou no Wattpad e que rompeu as barreiras do aplicativo ganhando formas físicas foi a obra “O Penhasco” da Carine Raposo (não somos parentes!). O livro foi publicado pela Editora Cadmo. Outro autor que aprecio é o Daniel Rossi, autor de “Eternidade S.A.”, que também foi publicado pela Editora Deuses, dentre outros. Espero fazer o mesmo caminho, transformando o meu livro virtual em físico. Algumas editoras estão avaliando o meu livro.

CP – Você tem outros livros publicados no Wattpad ou fora dele?
FR – Hollen Anjo Caído é o meu primeiro livro e pretendo escrever uma sequência. Ainda estou definindo o título provisório, mas tenho boa parte do que vai acontecer em minha mente. Escrevi dois contos, ainda inéditos pois não os postei no Wattpad. Em breve pretendo coloca-los por lá. Estou me preparando para escrever um novo conto que serviria como um teaser para um projeto maior. Este seria o tal livro que mencionei anteriormente, que seria escrito antes de Hollen. Vou colocá-lo como conto e medir a aceitação dele diante do grande público. Escrever é um caminho sem volta. Estou apaixonado pelo processo criativo e pretendo fazer isso para o resto da minha vida! Editoras, eu estou aqui!

SOBRE O AUTOR
O autor Fernando Raposo tem 40 anos e mora atualmente em Recife, capital de Pernambuco. Seu livro “Hollen Anjo Caído” possui 507 seguidores, tem quase 42.000 acessos, 1000 likes e mais de 400 comentários. O livro está na lista dos mais populares no gênero fantasia. Raposo pode ser encontrado no Wattpad pelo link http://www.wattpad.com/user/FernandoRaposo.

SOBRE O WATTPAD
A rede social Wattpad possibilita ao internauta compartilhar suas próprias histórias literárias na web em uma plataforma interessante e fácil de usar. Gratuita, o internauta pode fazer o cadastro no próprio site, ou vincular com sua conta do Facebook. Leia mais sobre o aplicativo na coluna Está no Wattpad.
A coluna “Está no Wattpad” é um espaço dedicado a ajudar você a encontrar boas histórias nessa plataforma. Quem sabe seu próprio livro não terá uma matéria exclusiva no Cinema e Pipoca? Para isso, basta entrar em contato comigo pelo próprio Wattpad, através da conta de Danilo Pessoa.

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca