You are here:  / Põe na Mesa / Põe na Mesa | Hive, a batalha dos insetos

Põe na Mesa | Hive, a batalha dos insetos

Temática: Abstrato
Mecânica: Colocação de peças e movimentação
Modalidade: Competitivo
Jogadores: 2
Ano: 2001
Idade: +9
Tempo de jogo: 20 minutos
Dependência de idioma: nenhuma
Arte: 3/5
Sorte: 1/5
Complexidade: 1/5
Rejogabilidade: 5/5

Hive é um jogo incrível. Ao mesmo tempo em que é simples, te dá a oportunidade de realizar estratégias a curto e médio prazo. Ele possui uma lógica que lembra em certos aspectos o xadrez – porém, bem mais ágil e rápido. Você gerencia uma colmeia de insetos, composta por formigas, grilos, aranhas, besouros e a abelha-rainha. Seu objetivo é cercar a abelha-rainha do adversário, enquanto protege a sua, impedindo o adversário de cercá-la.

Sem um tabuleiro, Hive é composto apenas pelas peças hexagonais dos insetos. A colmeia branca é quem começa. O jogador escolhe uma das peças e a coloca em jogo. Na vez da colmeia preta, o jogador tem, obrigatoriamente, que colocar um de seus insetos com um de seus seis lados grudados ao do adversário. Outra regra importante é que a abelha-rainha deve entrar em jogo, no máximo, até a terceira rodada.

Com as duas primeiras peças em jogo, os jogadores devem, a partir de agora, escolher entre movimentar uma de suas peças ou colocar um novo inseto, mas apenas em contato com suas próprias peças – nunca tocando o inseto do adversário.

Hive

Caixa de Hive

Caso a intenção seja movimentar um de seus insetos, ela deve seguir a regra de cada espécie:

Formiga: a formiga, em sua movimentação, é o equivalente à rainha do xadrez. Tem um número ilimitado de movimentos. Ela, porém, não consegue saltar, o que poderia ser útil em muitas ocasiões.

Grilos: O grilo se movimenta saltando em linha reta, independente do número de peças que haja em seu caminho.

Aranhas: A aranha realiza necessariamente três movimentos laterais.

Besouro: O besouro realiza apenas um movimento por jogada. A grande sacada deste inseto é que, além de movimentos laterais, ele também pode “subir” na peça dos outros insetos. Os insetos que estiveram abaixo dele ficam impossibilitados de se movimentarem.

Abelha-rainha: Apenas um movimento lateral.

O objetivo final de Hive, como foi dito, é cercar a abelha-rainha adversária. Para chegar a isso, você precisará provavelmente minar as possibilidades de movimentação da colmeia inimiga. É aí que o jogador precisará de muita estratégia e se antecipar aos movimentos do adversário. Hive consegue proporcionar uma experiência rápida, cheia de possibilidades, e com uma rejogabilidade alta apesar de sua simplicidade. Assim como o xadrez, neste jogo dos insetos cada partida é única e necessita de uma estratégia flexível para chegar à vitória.

Confira outros board games comentados clicando aqui!

Parceiro do Cinema e Pipoca

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Board Games