You are here:  / Críticas / Trailers / Halloween de 1978, um clássico do slasher!

Halloween de 1978, um clássico do slasher!

Como Michael Meyers voltou a ativa neste ano de 2018, resolvi rever Halloween de 1978, até porque fazia pelo menos uma década que havia conferido pela última vez. E é legal notar que o projeto, dirigido por John Carpeter, envelheceu com muita elegância. Mas entenda: eram tempos em que se preocupavam muito mais em contar uma história e desenvolver um clima do que, propriamente, sair cortando cabeças alheias por aí, como se faz hoje – tudo bem que depois a franquia se transformou nisso… mas não vem ao caso.

Logo na abertura somos apresentados àquele toquinho enervante e inesquecível (e esta trilha, assim como ocorre em Tubarão, por exemplo, irá nos acompanhar todas as vezes que o mal está por perto), sem contar que o diretor é esperto ao utilizar da câmera em primeira pessoa, dando ao espectador a chance de ser os olhos do serial killer. Com duração de 90 minutos, temos apresentações rápidas dos personagens, sem grande enrolação.

E apesar de todas estas qualidades citadas, existem diálogos e situações que, hoje em dia, nos tiram completamente daquela imersão e o controle. E para ter uma sessão mais agradável, releve também alguns trechos onde, em plena luz do dia, Meyers fica parado na calçada, olhando sua vítima, e ninguém nota.

Halloween de 1978

Pôster do filme

Conforme o tempo foi passando e os novos episódios foram surgindo, o vilão deixou de ser uma figura tão impactante e assustadora. Mas é correto afirmar que, pelo menos este Halloween de 1978, ajudou a moldar o sub-gênero slasher, além de apresentar para o mundo uma jovem Jamie Lee Curtis – suas amigas não tem grande função, a não ser morrer pelas mãos do maníaco. E Carpeter foi inteligente ao não entrega nada de mão beijada e trabalhar com pouca luz primorosamente. É essencial assisti-lo, caso quiser ir aos cinemas ver a continuação!

Sinopse de Halloween: 

Um homem que entra no subconsciente de mentes supostamente possuídas por demônios conhece outra pessoa com a mesma capacidade. Ao mesmo tempo, ele irá ficar frente a frente com um garoto que parece ter sido possuído por uma entidade maligna que o homem conhece bem.

Título Original: Halloween
Ano Lançamento: 1978 (Estados Unidos)
Dir: John Carpeter
Elenco: Jamie Lee Curtis, Donald Pleasence, Charles Cyphers, Nancy Kyles, P. J. Soles, Kyle Richards, Brian Andrews

ORÇAMENTO: 325 Mil de Dólares
NOTA: 7,0

Confira também um dos nossos vídeos do Canal Cinema e Pipoca

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca