You are here:  / Críticas / GOMORRA

GOMORRA

www.adorocinema.com.brO cinema europeu já nos brindou com incontáveis obras primas e no meio de tanta baboseira atual, é lá que sempre encontramos suspiros de criatividade e relevância. Para alguns, pode parecer produções demasiadamente lentas, mas em sua maioria, são extremamente fortes e impactantes no conteúdo.

‘Gomorra’ (baseado no best-seller de Roberto Saviano) se inicia dessa forma, esbanjando vigor e impacto, debaixo de uma fotografia espetacular assinada por Marco Onorato, mas perde a força rapidamente, num roteiro entrecortado em cinco perspectivas diferentes e que peca, principalmente, no tempo de duração. Apesar disso, o último ato explode em tensão e a câmera cautelosa de Mattep Garrone, passeia por entre personagens com muita desenvoltura.

A primeira história é do garoto que, por influências alheias, entra numa gangue de rua. Depois disso, um costureiro que trabalha para dois patrões (um italiano e utro chinês) é alvejado quando descobrem tal traição. Na terceira trama, dois rapazes sonham em entrar para a máfia e obterem dinheiro e poder. No outro, empresários usam a influência dos chefões e burlam facilmente o sistema, por último, um cobrador tem sua índole colocada em questão pelos patrões para quem trabalha a anos.

O diretor prefere ocultar a violência, editando tais sequências com cortes rápidos (talvez aí esteja a única semelhança visível entre ‘Cidade de Deus’ e ‘Gomorra’) e se há naturalidade absurda entre Toni Servillo e Carmine Paternoster, falta o mesmo empenho aos outros companheiros do elenco, e isso prejudica bastante a película como um todo.

NOTA: 5,0
ORÇAMENTO: —

Comente via Facebook

Comentários

3 COMMENTS

  • Olá muito bacana, eu trabalho em uma livraria no shopping aqui em Cuiabá (obaa ou não! minha cidade vai ter jogo da copa do mundo…) O livro esta sendo super bem vendidos, esta entre uns dos mais vendidos da revista Veja, o que os leitores usam como base na escolha de um bom livro… Enfim, eu ainda não vi o filme, mas acredito que seja ótimo tmbm.

    t+
    Estou voltando agora com o meu blog, passa lá depois!

    http://blogpedrojunior.blogspot.com/

  • Gosto de “Trainspoting”, conhece?

    abç
    Pobre esponja

  • tenho esse filme, mas só vi metade, preciso acabar, hehe
    parece ser bom.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca