You are here:  / Críticas / Destaque / Trailers / GAROTA EXEMPLAR

GAROTA EXEMPLAR

‘Garota Exemplar’ foi tirado de um livro escrito por Gillian Flynn, que vendeu mais de 6 milhões de exemplares pelo mundo – ela também foi a roteirista do longa. E não teria diretor melhor que David Fincher para colocar as mãos em cima de personagens tão densos e situações tão impensáveis quanto esta.

O espectador é colocado numa situação extrema e vai montando o quebra-cabeças juntamente com Nick Dunne, interpretado com grande desprendimento por Ben Affleck. O ator aliás, se despe de sua persona de galã e, ao lado da monstruosa intepretação de Rosamund Pike, destroça o sonho americano (O amor é algo fálico e lotado de mentiras, a mídia é tão tenebrosa e revoltante quanto as atitudes dos personagens e a população se vale disso para moldar uma opinião superficial).

As narrações em off e a ajuda dos takes longos, costumeiros na filmografia de Fincher, ampliam a urgência deste drama com pitadas de suspense. O elenco de coadjuvantes, como Casey Wilson, Kim Dickens ou Missi Pyle, provam também a força das mulheres na trama – a bonequinha, apresentadora inescrupulosa e a policial ‘manda-chuva’.

No dia do aniversário de casamento, Nick descobre que sua esposa, a escritora Amy Dunne, desapareceu. Por conta de várias mentiras contadas para a polícia, Nick se transforma no principal suspeito da polícia. Agora, caberá a ele e sua irmã, provar a inocência, além de não perder as esperanças de encontrar Amy viva.

Num certo momento, Nick está num estado tão deplorável e com os nervos tão à flor da pele, que transforma-se numa caricatura social – o homem bom e arrependido, suplicando pelo retorno da esposa –, mesmo sabendo que ‘o buraco é mais embaixo’. Durante o período das premiações, ‘Garota Exemplar’ perdeu força, e isso é uma pena, pois gostaria muito de vê-lo entre os dez finalistas a Melhor Filme.

Título Original: Gone Girl
Ano Lançamento: 2014 (Estados Unidos)
Dir: David Fincher
Elenco: Rosamund Pike, Ben Affleck, Missi Pyle, Neil Patrick Harris, Tyler Perry, Casey Wilson, Patrick Fugit, Kathleen Rose Perkins, Emily Ratajkowski, Scoot McNairy

ORÇAMENTO: 61 Milhões de Dólares
NOTA: 9,0

Indicações ao Oscar: Atriz

por Éder de Oliveira

Comente via Facebook

Comentários

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

Críticas

Séries

Games

Canal Cinema e Pipoca